Projeto insere o cultivo da moringa em escola municipal de Marília
quarta-feira, 15 de agosto de 2012Uma escola de Marília, SP, desenvolve um projeto que alia alimentação saudável, educação ambiental e interação com a natureza. A iniciativa é de uma ONG internacional, que chegou ao Brasil e trouxe uma novidade para muitos: a moringa. Uma planta com muitos nutrientes, agora inserida na alimentação das crianças na escola.
Salada, omelete, farinha e até bolo de chocolate, tudo pode ser feito com a folha da moringa, o vegetal tem sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura e quatro vezes mais cálcio que o leite.
A moringa é uma planta de origem indiana pouco conhecida no Brasil. Mas, com tantos benefícios, e aprovação das crianças, uma escola municipal não pensou duas vezes em começar a cultivar a planta e servir junto com a merenda. “É uma planta muito rica, com vários nutrientes. Então é um complemento muito importante para as crianças e quando ela participa de todo o processo, desde o cultivo, a colheita e o preparo, ela vai comer com muito mais gosto”, explica a diretora Sandra Letícia Pichler.
O contato das crianças com a moringa começa na horta da escola. Elas recebem as sementes, plantam e depois são as responsáveis em cuidar do desenvolvimento do vegetal. Elas regam, cultivam e colhem. O contato das crianças com a terra ensina sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Mais de 100 crianças, com cinco anos de idade, fazem parte do projeto.
“Nós temos que cuidar da horta para ela crescer e a gente poder se alimentar”, conta uma das crianças participantes do projeto. A horta da escola tem mais de 100 pés de moringa. Mas, os benefícios da planta não ficam apenas dentro dos muros da unidade de ensino, cerca de 400 alunos já levaram as mudas para a casa.
Fonte: G1