Marília recebe Brendan Benson, Emicida e Nuno Mindelis na Virada Cultural
sexta-feira, 24 de maio de 2013Já começou a contagem regressiva para a Virada Cultural Paulista em Marília. O evento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a prefeitura de Marília e com o SESC-SP, será realizado neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de maio. Nesta edição, a cidade recebe artistas que são as principais referências em seus estilos – do rock independente americano ao rap de São Paulo. Tudo gratuito!
É o caso de Brendan Benson, referência quando o assunto é a cena indie mundial. Parceiro de Jack White no The Reconteurs, o multi-instrumentista tem uma carreira sólida e que, há muito tempo, serve de inspiração para os grupos mais jovens. Quem gosta de David Bowie e Elvis Costello também vai se interessar pelo som de Benson, que rola no palco externo, domingo (26), às 18h30.
Já do lado do rap, “o cara” é o Emicida. Cria da zona Norte de São Paulo, o rapper é considerado um dos melhores improvisadores do gênero. Com o talento reconhecido no exterior, Emicida já tocou nos principais festivais europeus e americanos. Ele esteve, por exemplo, em Coachella e Montreux. No Brasil, ganhou o prêmio de Artista do Ano e Clipe do Ano, em 2011. Emicida se prepara para lançar o seu novo álbum no segundo semestre – o que significa que o show deve trazer algumas surpresas, na madrugada do sábado (25) para o domingo (26), à 0h30.
Ainda falando em artistas-referências, Marília vai receber o luso-brasileiro Nuno Mindelis – um dos mais conceituados guitarristas de blues da atualidade. Sua apresentação vai trazer, além de composições próprias, petardos de Jimi Henndrix e Donavan, no palco externo, sábado (25), às 21h30. Vale a pena prestar atenção na técnica de Mindelis como guitarrista.
Marília ainda vai receber a performática, sagaz e cheia de personalidade, Anelis Assumpção, filha de Itamar Assumpção. Em seu estilo, é possível identificar o soul, o reggae e principalmente o afrobeat. Anelis domina o palco como poucas cantoras de sua geração, neste domingo (26), às 17h.
Da fervilhante cena da cidade do Recife, o grupo Bonsucesso Samba Clube traz seu caldeirão de letras existencialistas emolduradas por rocks, dubs e música regional. Eles se apresentam na noite do sábado (25), às 23h, no palco externo.
Teatro
Vale prestar atenção no espetáculo Cárcere. Nele, o ator Vinícius Piedade representa um pianista que está preso – e prestes a se tornar refém em uma rebelião. A peça mostra essa “contagem regressiva” para que algo muito impactante aconteça na vida do personagem. Trata-se de um espetáculo forte e de rara beleza. A apresentação gratuita será no domingo (26), às 16h.
Todas as apresentações em palcos internos da Virada Cultural Paulista são gratuitas, porém com público limitado à capacidade dos teatros. A distribuição de ingressos será realizada pelas Prefeituras de cada município participante. Confira a programação da sua cidade e programe-se.
Confira a programação completa no site oficial da Virada Cultural Paulista:
viradaculturalpaulista.org.br
Sobre a Virada
A Virada Cultural Paulista é realizada em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios participantes. Enquanto o Estado arca com todos os custos de contratação dos artistas e monta a programação cultural principal, as prefeituras bancam todo o investimento na montagem da infraestrutura de palco, som e luz, além de garantir a segurança e a limpeza nas áreas do evento na cidade de Marília. Além disso, o Estado estimula os municípios a montar programações paralelas, com artistas da cidade, de forma a dar visibilidade à produção artística local.
A sétima edição da Virada Cultural Paulista – o maior evento cultural do interior do Estado – acontece nos dias 25 e 26 de maio em 26 municípios: Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Serviço:
Palco Interno
Auditório Municipal Professor Octávio Lignelli – Centro Cultural
Endereço: Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro
Palco Externo
Palco externo – Praça Mário Consentino
Endereço: Av. Sampaio Vidal, esquina da Rua Piratininga
Fonte: Paraguaçu City
Mais notícias sobre Marília:
- Jovens debatem políticas públicas na II Conferência Municipal de Marília
- Biblioteca de Marília oferece programação especial nas férias
- Exposição Agropecuária traz shows gratuitos até domingo em Marília
- Marília realiza evento em comemoração ao Dia do Estudante
- Desfile cívico e cavalgada marcam Dia da Independência em Marília