Festival Gastronômico de Marília tem pratos com a cara da cidade
segunda-feira, 15 de julho de 2013O 1º Festival Gastronômico de Marília, evento que tem a proposta de promover um tour pelos restaurantes da cidade, tem a proposta de levar à população ingredientes típicos da região e nomes curiosos, sempre relacionados a locais e fatos históricos da cidade.
Por isso, o evento, organizado pelo Marília e Região Convention & Visitors Bureau, oferece pratos com nomes como Avenida Sampaio Vidal, Estádio Abreuzão, Escola Monteiro Lobato e Avenida Santo Antônio.
Para participar do festival, os chefs convidados tinham de cumprir algumas exigências na elaboração dos pratos: os ingredientes e os nomes das receitas deveriam ter a “cara” de Marília.
É o caso, por exemplo, da moqueca de peixe “Monteiro Lobato”, em homenagem à escola tão importante para os marilienses. “Meu filho mais velho estudou nessa escola, então a receita também foi uma homenagem à sua primeira escola”, disse Paulo Diniz, dono de um dos restaurantes participantes.
O festival reúne comidas tradicionais, mas tem também combinações para quem está disposto a experimentar coisas novas, como o Joelho do Abreuzão. O joelho de porco, típico do interior, vem acompanhado batata frita, quiabo e geleia picante de melancia, para homenagear o Distrito de Avencas.
Outro prato do festival lembra o início do desenvolvimento de Marília. É Medalhão Matarazzo, traz o nome da primeira grande fábrica da cidade, que vem com molho de café que, naquela época, era a principal cultura do município.
No total, são quinze pratos criados e preparados exclusivamente para o festival, que acontece de segunda a sexta-feira. “Era preciso movimentar também o meio de semana, então adotamos o procedimento de fazer o festival funcionar de segunda a sexta feira, durante 45 dias, para que o consumidor tenha tempo de provar cada um dos 15 pratos participantes”, disse Cássio Luiz Pinto, presidente do Convention & Visitors Bureau de Marília.
O festival, que começou no dia 1º de julho e segue até o próximo dia 16 de agosto, tem caráter beneficente. Cada prato é individual e custa R$ 28. Desse valor, R$ 3 serão destinados a duas entidades que cuidam de idosos em Marília. Maiores informações sobre os estabelecimentos participantes e qual prato que ele oferece podem ser conferidas na fan page do festival.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Marília:
- Secretaria realiza a quarta edição da Semana de Socialização de Saberes em Marília
- Exposição Agropecuária traz shows gratuitos até domingo em Marília
- Concurso para moradores de Marília pretende revelar talentos musicais
- Biblioteca de Marília oferece programação para Semana da Criança
- Banda Marcial da Casa do Pequeno Cidadão ensaia para o 7 de setembro em Marília