Secretaria da Saúde de Marília cadastra 5.100 usuários do SUS
terça-feira, 19 de julho de 2011Desde abril a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde conseguiu cadastrar 5.100 usuários de medicamentos pelo SUS. O trabalho tem sido feito na rotina das unidades da rede básica, mas também uma vez por semana no Poupatempo, devido ao grande fluxo e pessoas. Hoje ainda é possível procurar esse serviço para fazer a adesão ao cadastro.
Contando que 80% da população utiliza a rede pública, ainda faltam pelo menos 168 mil cadastros de guia de Marília. O trabalho é feito gradativamente na rotina de trabalho, mas uma equipe tem se deslocado até a unidade local do Poupatempo para acelerar o processo.
Desde 28 de junho, o plantão da Assistência Farmacêutica tem ocorrido todas as terças entre 9h às 13h, sendo que hoje é a última oportunidade. Depois o cadastro volta a ser feito somente nas unidades de saúde.
O objetivo desse trabalho é a disponibilização de todos os usuários de medicamentos no sistema online do Ministério da Saúde para um controle e aproveitamento maior na dispensação dos remédios. Atualmente a rede municipal realiza um controle parcial, com a lista de pacientes restrita ao ambiente da unidade de saúde.
Com o cadastro único, será possível acompanhar melhor os pacientes, que não poderão mais passar por vários postos de saúde para conseguir a mesma receita dos médicos. A medida vai refletir em melhor aproveitamento dos medicamentos.
Primeiro as 22 unidades de saúde que já têm acesso à Internet entrarão no sistema nacional. Depois as demais. Porém, todos os usuários SUS que pegam, já pegaram ou poderão via a obter remédios em farmácias públicas da rede básica estão sendo cadastrados.
De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Luciana de Toledo Ferreira, nos plantões do Poupatempo apenas 60 usuários foram cadastrados. O número ficou abaixo do esperado, mas ela acredita que o motivo é o frio. “Agora que esquentou devemos ter uma adesão maior”, disse se referindo ao plantão de hoje.
O cadastramento logo na entrada do Poupatempo (Avenida das Indústrias, n. 430, centro) ainda acontece hoje entre 9h e 13 horas. Os documentos necessários são o RG (no caso dos menores de idade: certidão de nascimento ou RG do responsável) e um comprovante de endereço. Já os documentos complementares são o Cartão Nacional do SUS (número) e o CPF.
A interligação das farmácias das unidades de saúde, que já são informatizadas, mas não funcionam em rede, entre si e com a Assistência Farmacêutica, vai acelerar a baratear a comunicação em geral e a solicitação de reposição de remédios, feitas por malotes.
Fonte: Jornal da Manhã


