PMs ‘fora de forma’ conseguem emagrecer 1,5 t em Marília
quinta-feira, 25 de agosto de 2011Mais de 700 policiais militares de guia de Marília (444 km de São Paulo) conseguiram perder cerca de 1,5 t em um programa que transcorreu entre junho e julho. O resultado foi 50% superior à meta e, em média, cada oficial deixou para trás 2 kg – o objetivo era 1,2 kg.
De acordo com o major Flávio Godoi, subcomandante do 9º BPM (responsável por Marília e 25 cidades da região), o objetivo do programa era ocorrer em um mês, mas as pesagens foram postergadas porque alguns militares se encontravam fora de serviço por motivos diversos. No entanto, ele afirmou que apesar do resultado mais que satisfatório, alguns não conseguiram cumprir com as metas e outros até ganharam peso.
A iniciativa começou após uma pesquisa cientifica realizada pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) constatar que 50% dos policias estavam acima do peso ideal e 18% enfrentavam problemas de obesidade em 2010. De acordo com o comando, o excesso de peso prejudica os serviços prestados pela corporação e principalmente a saúde dos seus homens, forçados a se afastar do trabalho para fazer tratamento médico.
“Àqueles que estão com dificuldades, teremos que fazer um estudo mais aprofundado”, que inclui diagnósticos de doenças, análises psicológicas, alimentação e avaliação da atividade física, segundo o major. Godoi destacou ainda que, apesar da alta adesão, ninguém foi forçado a se juntar ao programa. Um item que contribuiu para o resultado, em sua avaliação, é que, “em grupo, um fiscaliza o outro. Quando a gente faz sozinho, muitas vezes não existe a motivação (para perder peso)”.
Durante o programa, todos foram pesados e tiveram medido o Índice de Massa Corpórea (IMC). Os PMs também passaram por consultas médicas, nas quais foram avaliadas as condições de saúde. Segundo Godoi, a corporação registra os dados todas as vezes que um policial realiza atividade física. Outra das medidas foi acabar com o consumo de açúcar, refrigerantes e sucos industrializados no quartel. Além disso, houve reforma nas instalações do Núcleo Esportivo.
Fonte: Portal Terra


