• página inicial|
  • notícias Marília|
  • busca|
  • sobre Marília|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade de Marília
siga-nos:
Blog de Marília
Encontra Marília no Google+
siga o Encontra Marília no Twitter
siga o Encontra Marília no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Parceria trabalhará inclusão do jovem pela arte em Marília

terça-feira, 28 de agosto de 2012


A inclusão de pessoas tem sido pauta constante de discussão de programas de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Marília. E neste sentido, a Secretaria Municipal da Cultura recebeu hoje a visita da psicóloga Iotti Teixeira e da terapeuta ocupacional Juliana Fanti do Hospital Espírita de Marília para desenvolver uma parceria que visa incluir jovens dependentes químicos pela arte.

A parceria objetiva levar mais arte cultura para os jovens que tratam dependência química no Hospital Espírita de Marilia, estimulando a arte em suas funções mais expressivas e terapêuticas, além de promover a autonomia e o apoderamento na vida desses jovens.

O projeto será inicialmente por formação cultural em formato de oficinas. A primeira oficina será de Hip Hop, onde os jovens trabalharão com os quatro elementos do estilo: Rap, Grafite, DJ e Breaking.

“ É importante levar cultura, arte para que eles possam ter entretenimento e também a possibilidade de reflexão pelas expressões culturais. A arte pode até ser uma profissão ou uma forma terapêutica de vida. Mas o importante é eles terem noção que por ela suas vidas também podem se modificar. E com a arte a probabilidade de sucesso do tratamento psicológico é bem melhor, vemos resultados bem positivos. , “ comenta Iotti

A oficina tem data prevista para iniciar no dia 01 de setembro, e acontecerá uma vez por semana, nas tardes de sábado, durante 3 horas, até o final do mesmo mês. No dia 01 de setembro será trabalhado o conceito de Hip Hop, no dia 08 será uma oficina de MC, dia 15 um curso de DJ e 22 workshop de dança de rua e, por fim, no dia 29 uma oficina de grafite.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, esta parceria é importante porque é formatada por construção de conceitos e valores e não de imposição, e a arte promove esse intercâmbio entre a sensibilidade humana e a respostas para nossas inquietações; e no caso em questão leva a reflexão e ao entretenimento, tirando os jovens do tédio existencial, funcionando como um instrumento que pode auxiliar no tratamento de dependentes químicos.

“ Fundamentalmente é uma parceria que visa levar a esses jovens dependentes químicos alternativas que possam auxiliar no tratamento e em nossa compreensão a arte e a cultura são instrumentos poderosos para auxiliar o tratamento. Existem estudos de pesquisadores que dão conta que um dos motivos que podem explicar o alto índice de uso de drogas é justamente o tédio, ou seja, a falta de opções de arte cultura, lazer e entretenimento pode vir uma falta de entrada para o mundo das drogas. Outro fator importante é que muitas vezes esses jovens se encontram nessa situação justamente porque em algum momento o estado e a sociedade falhou, nesse sentido é nosso dever buscar alternativas para reparar essa ausência.

Por fim, o secretário acrescenta que muitos gestores enxergam o problema da dependência química como caso de policia e repressão, já nosso governo acredita que é preciso enfrentar o problema de forma integrada, mantendo ações da saúde pública em conjunto com políticas educacionais e culturais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Marília



Mais notícias sobre Marília:

  • Curso de cuidadores de idosos tem inscrições abertas até dia 17 em Marília
  • CCSJT promove curso profissionalizante em Marília
  • Bombeiros de Marília promovem curso para prevenção de acidentes
  • Curso incentiva a antiga profissão de doula em Marília
  • Matrículas para ensino médio técnico em Marília vão até 3 de agosto

Esta notícia foi publicada em terça-feira, 28 de agosto de 2012 a 10:26 na categoria Cursos Marília, Notícias Marília.



Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    17
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Banda Marcial Cidade de Marília passa a ter ensaios no Ginásio da Santo Antonio
    • Ceprom abre vagas para curso de Soldador Tig em Marília
    • Prefeitura de Marília abre inscrições para o projeto Teatro da Cidade
    • Confira as vagas de emprego no PAT de Marília
    • Marília abre inscrições para várias oficinas culturais
    • Inscrições abertas para o projeto Super Férias do Sesi Marília
    • Concurso de decoração natalina está com inscrições abertas em Marília
    • Confira as vagas de emprego abertas Marília
    • Clube de Cinema de Marília comemora 61 anos
    • Biblioteca Municipal de Marília recebe exposição fotográfica Mulheres deste Mundo
  • Categorias

    • Cursos Marília (23)
    • Empregos Marília (28)
    • Eventos Marília (68)
    • Exposição Marília (7)
    • Notícias Marília (512)
    • Reclamações Marília (2)
    • Serviços Marília (30)
    • Shows Marília (4)
    • Teatro Marília (1)
    • Trânsito Marília (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade de Marília
Termos do Serviço | Política de Privacidade