Marília oferece curso de redação para estudantes da rede pública
quinta-feira, 30 de junho de 2011A partir de segunda-feira (4) estarão abertas as inscrições do processo seletivo para curso de redação gratuito, voltado para alunos da rede pública que estejam devidamente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio (antigo 2º grau). O projeto é promovido pela Prefeitura da cidade de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude em parceria com a Secretaria Municipal de Governo Trabalho e Inclusão.
“O curso disponibilizará 30 vagas, com material didático do Sistema Objetivo de Ensino e visa propiciar embasamento teórico-prático relacionado às técnicas de redação, alicerçado em noções básicas que regem a norma culta da língua. Assim contribuirá para a atualização e capacitação do jovem que utiliza a linguagem escrita formal, levando-o a produzir textos claros, objetivos, coesos e coerentes” – comenta a secretária municipal da Juventude, Denise Lopes.
Para se inscrever os interessados devem comparecer até o dia 12, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal da Juventude, no Centro Administrativo (Rua Olavo Bilac, 369, bairro São Miguel) Os documentos necessários para inscrição é somente o RG e preencher a ficha de inscrição, retirada no local.
Denise diz que “a Secretaria tem investido no protagonismo juvenil, no acesso ao conhecimento e no debate das necessidades e vulnerabilidades das juventudes. Este trabalho vem acontecendo por meio dos projetos Cultura Jovem na Rua e Jovens para a Promoção em Educação e Saúde. E o curso de redação vem complementar nossa proposta de trabalho”.
A secretária comenta que a iniciativa gira em torno do acesso ao estudo e ao aprimoramento textual dos jovens estudantes da rede pública, além de fortalecer a política do governo federal em democratizar o acesso ao ensino superior, com forte apoio e interesse do governo municipal.
O processo seletivo constará de prova de redação com gênero dissertativo e tema a ser definido pelos organizadores. Será aplicada no dia 15 de julho, das 19 às 22h, na Central do Trabalhador. O jovem deverá estar munido de RG, protocolo de inscrição, lápis, caneta azul ou preta e borracha. “Esse é um projeto piloto, que com certeza se ampliará nos próximos semestres”, prevê a titular da pasta.
Para o prefeito Mário Bulgareli, a iniciativa da Secretaria Municipal da Juventude é excelente. “Como professor que sou, parabenizo a promoção do curso. A gente sabe que a Educação é a base de tudo e escrever bem é necessário não somente para se passar no vestibular ou no Enem (Exame nacional do Ensino Médio) – a grande preocupação dos jovens –, mas também para se comunicar de maneira efetiva, arrumar emprego, enfim, para a vida”, finaliza.
Fonte: Prefeitura de Marília


