Fotografia e Mostra Surrealista estão em exposição na Galeria de Artes em Marília
quarta-feira, 25 de setembro de 2013Acontece até o dia 10 de outubro, na Galeria Municipal de Artes, as exposições: “Cultura de Paz” – uma mostra de fotografias realizadas pelos internos da Fundação Casa Marília – e Surrealismo do artista mariliense Divino Ignácio Ribeiro. As mostras podem ser visitadas gratuitamente das 9h às 18h30 de segunda a sexta-feira.
A Exposição de Fotografia “Cultura da Paz” é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa Marília e objetiva por meio da arte da fotografia incluir os jovens, buscando um olhar mais coletivo e sensível para o outro; assim como inserir o conceito de paz no cotidiano desses jovens. A Mostra foi construída coletivamente pelos jovens da Fundação Casa e conta com aproximadamente 135 fotos, seguidas de textos.
Já a mostra “Surrealismo” de Divino Ignácio Ribeiro busca aguçar nosso imaginário com 15 obras que fazem pensar e sentir, quebrando preconceitos e o padrão do belo pelo seu estilo livre. A escola surrealista faz com que os artistas plásticos coloquem suas emoções, seu inconsciente nas telas para representarem o mundo concreto. E para quem aprecia as obras é como se entrasse no mundo da imaginação onde o sentir é o que guia a vida.
Sobre o Artista
Divino Ignácio Ribeiro
Por volta de 20 anos de idade, arriscou-se pintar as primeiras telas, usando vários materiais como carvão, pirogravura, crayon, pastel e óleo. Entretanto, se adaptou bem ao guache sobre papel-cartão com que o artista consegue passar as mensagens recebe. Então, a maior parte do seu acervo atual, cerca de 90 quadros, é em guache sobre papel-cartão.
Em janeiro de 2010, foi aceito na Galeria Davinci para divulgação da sua obra na Europa e, por sugestão do Sr. Rui Assunção, titular daquela galeria, está tentando mudar a técnica para acrílico sobre tela. O artista é autodidata, não tendo frequentado nenhuma escola de arte. Apenas utiliza o que aprendeu nos bancos escolares. A fonte de inspiração é no remoer do passado, nos noticiários do presente, nos sonhos do futuro.
Seu estilo oscila entre o real e o abstrato, ou seja, uma mistura de surrealismo e naif, conforme a adjetivação do Sr. Pereira Coutinho titular da Galeria São Mamede. As galerias Da Vinci e São Mamede são de Portugal.
Participou pouco de exposições itinerantes devido as suas limitações físicas.
Serviço:
Mostra de Fotografia Cultura de Paz e Surrealismo de Divino Ignácio Ribeiro
Visitação: das 9h às 18h30 (de segunda a sexta-feira)
Local: Galeria Municipal de Artes ( Rua XV de Novembro, 367).
Entrada Franca.
Mais informações pelo telefone: 3432-3331.