Ciça Marinho traz cultura lusitana a Marília
sexta-feira, 1 de junho de 2012Fados tradicionais/clássicos e os castiços, o folclore e um pouco da cultura musical portuguesa de norte a sul estão no repertório da fadista Ciça Marinho, que se apresenta amanhã, durante jantar promovido pela Casa de Portugal de Marília. Evento é em comemoração ao Dia de Camões, das Comunidades e de Portugal.
Em entrevista ao Diário, Ciça Marinho fala em um show que explora a riqueza da canção lusitana e interação com o público. Lembra que o fado é por excelência a música que representa a cultura portuguesa e foi tombado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade ao lado do samba e do tango.
Este também é o Ano de Portugal no Brasil e Ano do Brasil em Portugal, que tem o objetivo comum de promover encontros que mostrem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre Brasil e Portugal. A programação terá início em 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – e termina em 10 de junho de 2013 – Dia de Portugal.
Neste clima, Ciça Marinho lança em agosto, em São Paulo seu terceiro álbum “Além Mar, Além de Mim”, com participação do cantor, músico e compositor português Jorge Fernando, com um fado inédito. Ele e a fadista Fábia Rebordão (prima-neta de Amália Rodrigues) vêem para o lançamento. O disco com 14 faixas tem fados de brasileiros como Chico Buarque e Ivan Lins, fados portugueses e alguns folclores, com participação de músicos brasileiros e lusitanos.
Para apreciar o trabalho de Ciça Marinho e convidados, ainda há convites para o jantar, no Quality Sun Valley, que podem ser adquiridos na Casa de Portugal de Marília, telefone 3433-4692.
Fonte: Diário de Marília