Greve de funcionários da Anvisa pode suspender exames em Marília
quarta-feira, 15 de agosto de 2012A greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderá afetar o atendimento de pacientes em Marília, SP. Dois mil exames poderão ser suspensos no Hospital das Clínicas, por falta de kits que são importados e estão parados no porto de Santos e no aeroporto de Guarulhos. Remédios de uso contínuo também já estão em falta na cidade.
Para atenuar os efeitos da greve, a Anvisa fez convênios com oito estados autorizando funcionários locais a liberar as mercadorias. A Anvisa afirma que tem feito convênios com os estados, entre eles o estado de São Paulo, para agilizar o trabalho de Vigilância Sanitária. Admite que o serviço está sendo afetado pela greve em todo o país.
Geralda Maria de Jesus Menezes é diabética e para controlar a doença ela aplica insulina duas vezes ao dia. O último vidro do medicamento deve acabar em três dias. A aposentada está preocupada com a falta do remédio. Nas prateleiras das farmácias, três marcas de insulina já estão em falta por causa da paralisação da Anvisa. Os medicamentos importados dependem da autorização da agência reguladora para entrar no país.
Fonte: G1


