Marília faz mutirão para detectar e prevenir câncer de boca
terça-feira, 29 de maio de 2012Marília (SP) faz um mutirão para detectar o câncer de boca. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, a previsão é que neste ano mais de 14 mil casos novos sejam registrados. O câncer de boca já é o quinto em maior incidência no Brasil.
A Secretaria de Saúde da cidade vai atender 19 mil pacientes gratuitamente nos postos de saúde da cidade. Cerca de 85 dentistas estão à disposição para realizar exames. No ano passado, a campanha realizou 18.572 exames em Marília e foram detectados dois casos positivos da doença.
O mutirão pretende diminuir a incidência dos casos avançados, que totalizam 90% dos identificados em todo o país. Um dos motivos para o número tão alto: muitas pessoas não têm o costume de ir ao dentista a cada seis meses, o mínimo necessário.
Segundo Léo Pastori, médico oncologista, os cuidados ainda devem ser redobrados para pessoas com mais de 40 anos de idade, consumidores de muita bebida alcóolica, pessoas que usam prótese dentária mal ajustada e fumantes.
A dentista Érica Gonçalves afirma que o exame também pode e deve ser feito em casa pelo menos uma vez por mês. O procedimento é rápido e fácil.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Marília:
- Prefeitura de Marília tem rombo de R$ 50 milhões
- Fundo Social e Hemocentro de Marília definem a 16ª campanha
- CPI da Merenda é arquivada durante sessão da câmara em Marília
- Setor supermercadista de Marília retoma discussão sobre uso de sacolas plásticas
- Em Marília, cruzamento da rua Amazonas com a avenida República ganha semáforo


