Marília ocupa 27ª posição na criação de emprego na indústria
terça-feira, 22 de novembro de 2011A pesquisa sobre o nível de empregos regional realizada pelo Ciesp(Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em outubro colocou a cidade de Marília na 27ª posição do ranking que analisa criação de posto de trabalho. A análise engloba 36 regiões. Com resultado negativo de 0,62 o que equivale ao fechamento de 200 vagas a cidade ficou na 9ª colocação entre as regiões negativas.
Na amostra foram analisadas três mil empresas que somam um total de 1,2 milhões de emprego no estado paulista. Das regiões analisadas 18 tiveram resultados negativos, 14 positivos e quatro estáveis.
Apesar o resultado negativo de Marília outras cidades do mesmo porte estão em situações mais críticas. Araçatuba lidera a lista com queda de 8,8%, Sertãozinho teve resultado negativo em 4,85% e São José do Rio Preto obteve – 1,89%.
Dos resultados positivos em primeiro lugar do ranking está Rio Claro com evolução de 1,74%, Bauru atingiu índice positivo de 0,6% e Botucatu 0,52%.
Em Marília o setor que mais influenciou na queda foi o alimentício a mesma área que elevou nos resultados negativos das demais cidades.
O quadro de Marília só não foi pior devido ao bom desempenho dos setores de máquinas, aparelhos e materiais (4,26) e máquinas e equipamentos (1,29%).
Segundo o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Marília e região, Irton Torres, há vários fatores apontados como responsáveis pelos números positivos. Um deles está relacionado a data base da categoria em 1º de novembro. “Há uma lei que prevê que para ter demissões um mês antes da data base, a empresa precisa pagar um salário extra”, explica.
Torres tem receio que os números voltem a cair no início de 2012. “Minha preocupação é em relação à janeiro que podemos ter crescimento de desligamentos, causados pela crise mundial. Por isso faremos trabalho de argumentação e conversas com várias empresas”, acrescenta Torres.
No geral do estado o resultado negativo é de 0,66. No total do interior a queda foi ainda pior com -1,06%. Segundo dados gerais da pesquisa este é o pior outubro desde 2006.
Fonte: Diário de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Vereadores de Marília enterram pedido de abertura de Comissão Processante
- Projeto que impede aumento na câmara é apresentado em Marília
- Santa Casa renova convênio com Governo do Estado
- Polícia prende jovem suspeito de pertencer a facção em Marília
- Morre terceira vítima de acidente registrado na quarta-feira em Marília


