Marília realiza a 3ª edição da Socialização de Saberes
terça-feira, 27 de setembro de 2011Socializar saberes, mostrar iniciativas vencedoras, difundir práticas pedagógicas, democratizar conhecimento, suscitar reflexões. Este é o universo que permeia a Semana de Socialização de Saberes dos Educadores da Rede Municipal de Ensino da cidade Marília, que está sendo realizada de 26 a 30 de setembro, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas, no auditório do Centro Administrativo, sede da SME (Secretaria Municipal da Educação).
O evento, que reúne professores, coordenadores e diretores da Educação Infantil e Ensino Fundamental das 50 unidades escolares e de duas entidades conveniadas – Lar da Criança e Restaurante Infantil – e traz como vivências as experiências sobre preservação de bens naturais, inclusão social, alimentação saudável e caminhos para a aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática, entre outros. (veja programação)
De acordo com o diretor de gestão escolar da SME, Joaquim Bento Feijão, a socialização de saberes é essencial para a promoção da educação democrática. “Socializando os docentes aprimoram suas práticas pedagógicas e favorecem a melhoria da qualidade do ensino, num ato contínuo de novas possibilidades, novas abordagens e novos caminhos”, diz Feijão.
Para a secretária municipal da Educação, Rosani Puia de Souza Pereira, a Semana de Socialização dos Saberes é esperada com muita expectativa. “É durante este evento que os profissionais do ensino realizam esta interatividade, um intercâmbio de ideias, de perceber o que os seus colegas estão desenvolvendo e que estão trazendo resultados e que pode trazer amplitude de novos horizontes aos educadores”, observa a secretária.
A Socialização de Saberes é mais uma ferramenta desenvolvida pela SME para o aprimoramento da Educação municipal, pois as iniciativas repercutem em toda a Rede. “A Semana é lúdica, é expositiva, empreendedora, interativa. Estas características fazem com que as atividades apresentadas e desenvolvidas durante o evento sejam dinâmicas, principalmente se levarmos em consideração que os professores estão sempre preocupados em oferecer cada vez mais formas de incrementar o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que seus alunos sintam prazer em aprender, a descobrir as coisas e a compartilhar o conhecimento”, afirma Rosani.
“Este evento é motivo de orgulho para os professores em quererem difundir suas práticas. É uma satisfação vê-los empenhados nestes desafios para um ensino melhor”, reitera a secretária.
Fonte: Prefeitura de Marília


