• página inicial|
  • notícias Marília|
  • busca|
  • sobre Marília|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade de Marília
siga-nos:
Blog de Marília
Encontra Marília no Google+
siga o Encontra Marília no Twitter
siga o Encontra Marília no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Entidades assistenciais passam por momento crítico em Marília

sexta-feira, 26 de julho de 2013


Entidades assistenciais estão com problemas graves de superlotação e também para controlar as finanças em Marília (SP). O envelhecimento da população e a desunião da família são os fatores que mais contribuem para o problema.

O “Cacam” é a porta de entrada para qualquer outra instituição de Marília que cuida de crianças carentes. O menor que é retirado do ambiente familiar vai para a entidade. Seja qual for o motivo: drogas, álcool ou maus-tratos. O problema é que o Cacam tem capacidade para atender 25 jovens, mas atualmente abriga 33. Os gastos por mês chegam a R$ 100 mil.

“Há um improviso. A gente sempre reserva camas, colchões pra estar colocando. O espaço é pequeno dos quartos, mas os rotarianos estão pensando em aumentar os quartos”, afirmou a coordenadora Sueli Aparecida Spadotto.

Essa é a situação de muitos lares de acolhimento de Marília. As 32 entidades que existem na cidade não são suficientes para atender a demanda. Algumas delas são filantrópicas e, outras, mantidas pelo poder público. O fechamento do “Lar de Meninas Amelie Boudet”, no fim do ano passado, agravou ainda mais o problema. O local oferecia 20 vagas.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, a solução não é aumentar o número de vagas nos lares, mas sim, reformular o sistema de acolhimento. “Precisamos repensar essa questão de porta de entrada. Deveríamos ter uma divisão por faixa etária. De um dia a seis anos e 11 meses, de 7 anos a 13 anos e 11 meses, de 14 a 18 anos, respeitando as exceções. Aí nós poderíamos trabalhar na mesma faixa etária o que facilita a convivência”, alertou o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti.

Não são só as entidades que cuidam de crianças e adolescentes que passam por dificuldades financeiras e de superlotação. Um asilo que abriga 65 idosos também enfrenta problemas e 30 pessoas estão em uma lista de espera. Em Marília, são cerca de 100 idosos que esperam por uma vaga em asilos. Cada idoso internado na “Mansão Ismael” paga o correspondente a 70% do salário mínimo. A família dessas pessoas ainda contribui com remédios e fraldas.

A instituição paga os salários dos 20 funcionários e sobrevive graças a doações e a um bazar beneficente que ajuda a arrecadar fundos. “A população está envelhecendo muito e está faltando um olhar mais rígido do Ministério Público, do pessoal, dos governantes. Eu acho que a prefeitura deveria ter um abrigo para as pessoas que não têm condições de pagar um salário mínimo, que é o que as instituições privadas cobram hoje”, disse a assistente social, Isabela Gomes Martins.

Fonte: G1



Mais notícias sobre Marília:

  • Banco do Povo de Marília tem o segundo melhor resultado do ano
  • Emprega SP/Mais Emprego tem várias vagas disponíveis em Marília
  • Orquidário de Marília é aberto a visitação pública
  • Acessa SP de Marília tem horário alterado em agosto
  • Emprega SP oferece 18 vagas de emprego em Marília para pessoas com deficiência

Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 26 de julho de 2013 a 0:01 na categoria Notícias Marília, Reclamações Marília, Serviços Marília.



Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    17
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Banda Marcial Cidade de Marília passa a ter ensaios no Ginásio da Santo Antonio
    • Ceprom abre vagas para curso de Soldador Tig em Marília
    • Prefeitura de Marília abre inscrições para o projeto Teatro da Cidade
    • Confira as vagas de emprego no PAT de Marília
    • Marília abre inscrições para várias oficinas culturais
    • Inscrições abertas para o projeto Super Férias do Sesi Marília
    • Concurso de decoração natalina está com inscrições abertas em Marília
    • Confira as vagas de emprego abertas Marília
    • Clube de Cinema de Marília comemora 61 anos
    • Biblioteca Municipal de Marília recebe exposição fotográfica Mulheres deste Mundo
  • Categorias

    • Cursos Marília (23)
    • Empregos Marília (28)
    • Eventos Marília (68)
    • Exposição Marília (7)
    • Notícias Marília (512)
    • Reclamações Marília (2)
    • Serviços Marília (30)
    • Shows Marília (4)
    • Teatro Marília (1)
    • Trânsito Marília (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade de Marília
Termos do Serviço | Política de Privacidade