Marília faz mutirão para recuperar pontes e estradas
terça-feira, 22 de março de 2011Apesar da chuva constante desde o começo do ano, a Prefeitura da cidade de Marília, através das secretarias municipais de Obras Públicas e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está desencadeando um mutirão para recuperar pontes e as estradas da zona rural, garantindo o escoamento da produção agrícola e também o transporte de aluno dessas propriedades. “A chuva não tem dado trégua, mas graças a esse esforço estamos conseguindo recuperar essas estradas”, afirmou o titular da pasta da Agricultura, Paulo Roberto Oliveira Júnior.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, neste primeiro trimestre de 2011 já choveu quase 30% a mais do que o mesmo período do ano passado e de forma constante. Assim, a recuperação da malha viária na zona rural (são 430 quilômetros) vem sendo feita nos poucos dias de estiagem. Mesmo com toda essa dificuldade, desde dezembro já foram refeitas sete pontes, com uma média de três melhorias/mês (existem outras sete com necessidade de reparos).
Além das pontes, graças ao mutirão outra atividade importante para os agricultores é a melhoria das estradas de terra. “Estamos usando inclusive uma máquina niveladora, cascalho, procurando eliminar erosões e deixando as estradas em boas condições”, explicou Paulo Roberto Oliveira Júnior. O mutirão já beneficiou os produtores rurais e famílias de Amadeu Amaral, onde foram realizadas melhorias em 25 quilômetros de vias. O trabalho está concentrado atualmente no distrito de Padre Nóbrega (50 km), posteriormente irá para Avencas (50 km) e Lácio (mais 15 quilômetros).
Em cada localidade as máquinas trabalham em média de 10 a 15 dias, principalmente em trechos mais críticos. “Estamos dando prioridade aos locais onde é feito o transporte de alunos e também o escoamento da produção”, disse o secretário da Agricultura, ao lembrar que um dos projetos previstos é a implantação de uma patrulha rural que ficará responsável pela manutenção dessas estradas, atuando inclusive de forma preventiva.
Elogios e identificação
Ao apresentar esse relatório ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que se reuniu nesta semana, o secretário Paulo Roberto Oliveira Júnior foi elogiado pelas lideranças que fazem parte desse órgão, pois sabem que a Prefeitura não está medindo esforços para recuperar as estradas rurais, mesmo com o período de chuva bastante prolongado.
Outra novidade que o Secretário da Agricultura apresentou foi a identificação de todas as propriedades rurais existentes no município, por meio de placas. Cada propriedade receberá um número com mapeamento via GPS. O objetivo é agilizar o atendimento de ocorrências da patrulha rural, mantida pela Polícia Militar no município.
“Quando surgir uma ocorrência, bastará o solicitante informar o número que consta nessa placa que a localização será imediata, graças ao GPS. Assim, a viatura chegará com maior rapidez ao local, sendo possível também mapear as regiões onde ocorrem mais casos para a realização do patrulhamento preventivo”, assinalou Paulo Roberto Oliveira Júnior. Nesta primeira etapa serão instaladas cerca de 600 placas, com previsão de início dentro de 20 dias.
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Prefeitura de Marília dá inicio às obras de via de acesso ao residencial Profª Marina Moretti Ferreira
- Polícia prende quatro por contrabando de cigarro na região de Marília
- Ladrões agem em restaurante na zona Leste de Marília
- Prefeitura de Marília implanta sarjetão em quatro cruzamentos
- Marília distribuirá 60 mil preservativos durante o carnaval


