Banco de Leite de Marília recebe doação de 10 mil frascos da Jacto
quarta-feira, 5 de setembro de 2012Dez mil frascos de vidro de 500 ml. Esta foi a doação da empresa Jacto para o BLH (Banco de Leite Humano) de Marília, que atende crianças recém-nascidas internadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, fornecendo leite materno.
A entrega da doação foi realizada na tarde da última terça-feira (4), na sede do Banco de Leite. “Estou emocionada em ver a chegada deste caminhão e esta quantidade de caixas que estão sendo descarregadas”, diz a supervisora do BLH e consultora nacional da Rede Amamenta Brasil, enfermeira Sandra Domingues.
As caixas contendo os frascos foram descarregadas pelos atiradores do TG (Tiro de Guerra), numa ação voluntária da organização militar.
“Esta doação é a essência de amor ao próximo”, afirma Sandra, parabenizando a ação de responsabilidade social da empresa de Pompéia. A Jacto é a empresa parceira do BLH naquela cidade, realizando a captação de doadoras e recolhimento de doações.
Com a doação dos frascos, Sandra diz que a equipe do BHL ganha mais fôlego para fazer captação de doadoras e orientação às mães que estão em aleitamento. “É uma preocupação a menos ter que pensar em recolher ou comprar mais frascos de vidro”, informa.
A enfermeira comenta que há escassez de frascos de vidro para serem doados. “Hoje muitos frascos de vidro, como o de maionese, foram substituídos por potes plásticos, o que torna mais difícil arrecadá-los, e assim a necessidade de realizar compra dos frascos para manter o serviço”, informa Sandra.
A utilização de embalagens de vidro é necessária, pois os vasilhames podem ser lavados, esterilizados e reutilizados, o que não dá para fazer com potes plásticos.
Sandra acredita que com esta doação, o BLH terá um estoque para cerca de três anos. “É difícil mensurar, pois sempre compramos em pequena quantidade, de acordo com a necessidade”, pondera.
A enfermeira destaca o trabalho modelo da Jacto. “É uma empresa que colabora com o Banco de Leite, é nossa parceira, e tem um trabalho social exemplar. As empresas de Marília também podem se espelhar neste exemplo e colaborar conosco, que serão muito bem-vindas”, convida Sandra.
Segundo Celina Camargo Nishimura, que realiza trabalho de coleta de leite materno na Jacto e que acompanhou a entrega das embalagens, os frascos que foram doados seriam utilizados na escola técnica agrícola da Fundação Shunji Nishimura.
“Os frascos eram utilizados para embalar conservas e doces, mas com os cursos de mecanização agrícola estas atividades de produção artesanal foram cessadas, daí a quantidade de frascos que puderam ser doadas”, explica.
BANCO DE LEITE
O BHL é referência para Marília e mais 62 municípios da região. O Banco realiza busca por mães que estejam amamentando seus filhos e que estas possam doar leite, para a alimentação de crianças nascidas prematuras e se encontram internadas.
As mães que participam doando leite recebem um kit e toda orientação da equipe do BHL, desde o preparo e a ordenha da mama até o acondicionamento do produto, para que ele mantenha todas as suas propriedades.
O leite doado, que é recolhido uma vez por semana, passa por um rigoroso processo que garante a sua qualidade.
Atualmente, o BLH conta com a colaboração de 57 doadoras, sendo que a quantidade ideal seria de pelo menos 100 doadoras para manter o serviço de forma adequada.
SERVIÇO – O BLH atende diariamente na avenida Santo Antônio, 136, bairro Boa Vista. Mais informações pelo telefone (14) 3413-8696.
Fonte: Prefeitura Municipal de Marília


