Trabalho contínuo evita epidemia de dengue em Marília
quinta-feira, 28 de abril de 2011Nesta quarta-feira (27) a cidade de Araraquara, a 233 km de Marília, confirmou a primeira morte por dengue na cidade em 2011. Estima-se que tenha sido a quinta no estado de São Paulo neste ano e a segunda da região. Em Marília, até o momento, não há registro epidêmico nem de casos com complicações. A cidade tem 29 casos autóctones.
A vítima do agravo da dengue em Araraquara é uma mulher de 61 anos que veio a óbito no mês passado. O exame de necropsia confirmou a causa. O resultado ficou pronto na terça-feira. Em janeiro outra mulher de 36 anos morreu em Ribeirão Preto (a 268 km de Marília) também vítima da doença.
Apesar da proximidade com esses municípios, Marília não tem grande incidência de dengue em 2011, nem agravos da doença. Os dados, 29 casos até o último levantamento (em 18 de abril), precisam ser considerados, mas por enquanto estão distantes de uma realidade epidêmica.
O período de maior risco está no fim, com a aproximação dos meses de temperaturas mais baixas, mas as ações de controle permanecem sendo feitas a cada registro de caso a fim de conter ao máximo a transmissão.
Conforme relato da Vigilância Epidemiológica Municipal, a recomendação de combate à dengue é semelhante para todos os municípios do interior de São Paulo, mas Marília adotou o trabalho contínuo como forma de prevenção.
Um grupo técnico de dengue intersetorial funciona na Secretaria Municipal da Saúde com reuniões semanais durante o ano inteiro. Segundo a Vigilância Epidemiológica, profissionais de outras pastas, como Serviços Urbanos e Obras, participam das discussões e definições de caminhos de controle da doença quando necessário.
A Epidemiológica acredita que o investimento em planejamento e prevenção durante o período não epidêmico (em geral inverno e meses secos) possibilita que na fase mais crítica, de incidência da doença, as ações sejam sistematizadas, possibilitando que a equipe de controle da dengue tenha mais condições de trabalhar as intercorrências.
Fonte: Jornal da Manhã
Mais notícias sobre Marília:
- Prefeitura pede à Azul que reconsidere decisão de suspender voos de Marília para SP
- Projeto de terminal do aeroporto de Marília fica pronto em 4 meses
- Marília solicita mais 800 vagas ao MTE
- Tupã e Marília oferecem vagas de emprego em diversas áreas
- Takaoka deve permanecer no cargo até o fim do mandato em Marília


