Selo do Inmetro em carros pode ajudar na hora da venda em Marília
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013Depois dos brinquedos e eletrodomésticos, agora é a vez dos veículos saírem de fábrica com o selo do Inmetro. A medida tem o objetivo de informar antecipadamente o consumidor sobre o gasto do modelo com combustível.
A partir deste ano, as montadoras são obrigadas a colocar em todos os carros que saírem das fábricas o selo que mede o consumo do combustível.
Segundo o gerente de uma concessionária de Marília (SP), Gustavo Furnari, o selo ainda não ajuda o consumidor a decidir qual carro comprar, mas influencia na hora da venda. “Com a novidade, conseguirmos argumentar com o cliente o que a economia irá gerar no bolso”, explica.
Por meio das letras que vão de “A” a “E”, o cliente vai saber já na concessionária quantos quilômetros o carro faz com um litro de gasolina ou etanol, seja na cidade ou na rodovia.
Como exemplo, um veículo 1.0 com a letra “A” faz 12 quilômetros com um litro da gasolina na cidade. Na estrada anda 14 quilômetros. De acordo com a pesquisa do Inmetro, em cinco anos, o consumidor poderá economizar até R$ 8 mil com combustível.
Além de fazer economia, com o selo do Inmetro nos carros, o motorista pode procurar os órgãos de defesa do consumidor caso o veículo na cidade de Marília não tenha o mesmo desempenho certificado pelo instituto. “O consumidor tem todo o direito de exigir o retorno daquilo que ele comprou e não está levando”, orienta o economista Eduardo Rino.
Fonte: G1


