Prefeitura de Marília e Confiança promovem jantar em favor da Fumares
terça-feira, 18 de setembro de 2012A prefeitura Municipal de Marília através da Sas (Secretaria de Assistência Social) promove mais uma edição do Jantar Fraternal, evento beneficente que este ano terá toda a verba arrecadada com a venda dos convites, revertida em favor da Fumares (Fundação Mariliense de Recuperação). Com o valor repassado, a Fumares pretende executar melhorias em sua estrutura física e instalações.
O serviço de atendimento às mesas será prestado por 10 internos da Fumares que receberam treinamento para a função. Durante o jantar eles trabalharão devidamente caracterizados com os uniformes cedidos pelo Alves Hotel.
Os convites para o Jantar Fraternal estão sendo vendidos por R$ 25,00 e podem ser adquiridos diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social ou com os membros da comissão organizadora. A expectativa da comissão é que sejam vendidos cerca de 300 convites.
Compõem a comissão organizadora do jantar o diretor executivo da Fumares, João Augusto Albieri; a presidente da Fumares, Marilda Felix Spachi; a coordenadora da unidade 4 da CPC (Casa do Pequeno Cidadão) Patrícia Cerqueira Cesar; o coordenador da unidade 7 da CPC, Mario Eduardo Vidoto e a responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Sas, Silvia Marina Ferreira.
FUMARES
A Fumares, entidade mantida pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social é centro de referência de atendimento ao migrante e morador de rua há 38 anos em Marília. As assistentes sociais da Fumares realizam rondas diariamente (durante o dia e à noite), em locais estratégicos, e abordam os andarilhos e oferecem ajuda. Eles recebem alimentação, atendimento médico, psicológico e suporte legal, com encaminhamento para aposentadoria (quando é o caso) e providencia a emissão de documentos pessoais.
Apesar de ser uma “casa de passagem”, existem pessoas que permanecem, na entidade por terem perdido totalmente o elo familiar. Com normas de conduta, os andarilhos passam a ser responsáveis pela limpeza e organização do seu espaço; ter horários para dormir e para refeições; e desenvolvem atividades de geração de renda para se prepararem para reinserção social, como a horta, a marcenaria e a criação de porcos.
A Sas também procura a família de cada um dos moradores para tentar reconstruir o vínculo afetivo. A capacidade de atendimento da Fumares é para 60 pessoas. Hoje, está com 53 na faixa etária de 25 a 68 anos.
A entidade ainda conta com reuniões semanais com AA (Alcoólicos Anônimos), grupos de oração em parceria com a Igreja São Sebastião, e cultos com a Igreja Evangélica Brasil para Cristo, bem como atividades físicas.


