Prefeitura de Marília amplia projeto de hortas comunitárias
quinta-feira, 14 de julho de 2011A Prefeitura da cidade de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está ampliando o projeto de hortas comunitárias. Recentemente o projeto foi implantado no bairro Vila Altaneira, zona leste da cidade, ao lado da USF (Unidade de Saúde da Família).
Com a horta comunitária da Vila Altaneira, a cidade passa a contar agora com três unidades, pois já estavam em funcionamento há algum tempo a Vinha do Senhor, no prédio do Ceagesp, na zona norte; e no Jardim Fontanelli, zona oeste.
As culturas produzidas nas hortas são: alface, rúcula, agrião, salsa, cebolinha, cenoura, beterraba e couve, além de plantas medicinais em hortas anexas à unidades de saúde, que são supervisionadas por médicos e enfermeiros das próprias unidades.
O prefeito Mário Bulgareli esteve visitando as hortas comunitárias e ficou satisfeito com o trabalho realizado nesses locais. “Esse projeto está dando certo e tem tudo para crescer. As pessoas se envolvem, trabalham, colhem e distribuem ou comercializam esses alimentos, gerando renda e melhorando o orçamento doméstico. A prefeitura continuará dando todo apoio às hortas comunitárias.”
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Roberto Oliveira Júnior, visitou na tarde desta terça-feira (12), a horta comunitária da zona leste. “Nossa intenção é cultivar uma horta comunitária em cada região da cidade. Quando assumimos a secretaria, a horta comunitária Vinha do Senhor, coordenada pelo Cícero Carlos da Silva, já vinha funcionando muito bem há vários anos. A partir daí começamos a mapear dentro da cidade, locais pertencentes à prefeitura para implantarmos novas hortas. É um projeto que envolve a comunidade e a nossa secretaria dá todo suporte técnico, como as sementes, adubos, indicações de culturas, plantio, rega e irrigação. E a comunidade tem um papel importante no sucesso do projeto, pois é quem cuida diariamente das hortaliças e plantas, com regas e controle de pragas.”.
Conceição Alves, moradora na Vila Altaneira e que ajuda na manutenção da horta, agradeceu o empenho da Prefeitura para a implantação do projeto no bairro. “Estamos achando ótimo. Aqui era um terreno em que as pessoas jogavam lixo e, agora com o apoio da Prefeitura e o trabalho da Secretaria de Agricultura, temos uma horta formada, e já começando a produzir. Somos em dez moradores revezando nos cuidados e é muito bom plantar, colher e comer o que nós mesmos produzimos, pois temos certeza que os produtos são de qualidade”, disse.
Fonte: Prefeitura de Marília


