Mês do Meio Ambiente é comemorado com extensa programação em Marília
quinta-feira, 16 de junho de 2011Com uma série de atividades educativas, culturais e de lazer a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está comemorando, em Junho, o mês do Meio Ambiente em guia de Marília. A programação especial teve inicio no dia 05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, data que foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas de Estocolmo – e terminará no dia 05 de julho. O evento acontece no Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”, a partir das 13h, e faz parte do projeto Domingo no Bosque-Música e Ecologia.
O projeto “Música e Ecologia” é uma proposta da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e tem por objetivo oferecer mais opções de lazer e entretenimento e ampliar a visitação no Bosque Municipal, tendo como lema “conhecer, frequentar, gostar e proteger”.
Entre as atrações do mês do meio ambiente estão ações educativas, culturais, música, teatro, distribuição de mudas de arvores, brinquedos infláveis, entre outros. Para alegria da garotada, a Prefeitura de Marília por meio da SMMA distribui gratuitamente algodão doce, balão de modelagem e promove a pintura de máscara facial na criançada. O projeto conta com barracas que comercializam artesanato e alimentação. O Bosque oferece, ainda, passeio de pelalinho, no lago, ao preço de R$ 7,00 por passeio, durante 15 minutos. Cada pedalinho acomoda até cinco crianças ou dois adultos e uma criança. Os visitantes também poderão fazer também a trilha ecológica. (veja a Programação abaixo).
“O nosso bosque é uma das atrações turísticas da cidade. O local foi totalmente remodelado e está muito bonito. Comemorar o mês do meio ambiente no bosque é levar cultura e educação ambiental para Marília e região de maneira gratuita. Eu, como professor, parabenizo a iniciativa do secretário”, disse o prefeito Mário Bulgareli.
“Neste mês do meio ambiente teremos atividades importantes para fortalecimento da educação ambiental”, comenta o Secretário do meio ambiente, Mário Cesar Vieira Marques. Para o chefe de gabinete, Nelson Grancieri, além dos conceitos de preservar a natureza, comemorar o mês do meio ambiente é uma necessidade. “A consciência ambiental representa, antes de tudo, uma postura individual, para que a pessoa evite o desperdício e aprenda a preservar o meio ambiente e consequentemente melhorar sua qualidade de vida. A Prefeitura sempre apóia ações como esta”, afirmou Nelsinho.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Mário Cesar Vieira Maques, o Bosque Municipal Rangel Pietraróia é uma reserva de Mata Atlântica e tem uma área de 20 hectares. “Nosso bosque também possui um lago, trilhas, Ipês, além de playground e um viveiro de aves ornamentais e exóticas de diversos países”, informou o secretário.
O local também conta com um Centro Municipal de Educação Ambiental e uma unidade da Polícia Ambiental. O evento acontece aos domingos (a partir das 13h) e é aberto a toda população.
Programação
05 de junho 15h00 Domingo no Bosque – Música e Ecologia – RICK DONARIO – SERTANEJO 100% UNIVERSITÁRIO
Grupo de Jovens Rotaract – Rotary Marília Pioneiro em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, farão a distribuição de mudas de plantas diversas ao público presente no Bosque Municipal.
06 de junho 9h00 Teatro “Quem foi que disse que o peixe só morre pela boca?” Alunos da Juventude Católica de Marília
08 de junho 14h00 Oficina de sabão com óleo de cozinha usado – Voluntárias do Instituto “Salve o Planeta Terra”
09 de junho 9h00 Teatro “Reunião com o Curupira” Grupo Quasilá
10 de junho 14h00 Teatro “ Reunião com o Curupira” Grupo Quasilá
11 de junho 9h00 Caminhada da Qualidade de Vida – Colaboradores Nestlé e família
12 de junho 15h 00 Domingo no Bosque– Música e Ecologia – KLEBER SÁ – SAMBA E PAGODE
13 de junho 9h00 Teatro “Quem foi que disse que o peixe só morre pela boca?” – Alunos da Juventude Católica de Marília
15 de junho 14h00 Teatro “A cigarra e a formiga” Escola Municipal de Getulina – Grupo de Teatro Mágico Infantil
16 de junho 14h00 Teatro “A Paz” Alunos do Colégio Assembleiano de Marília.
14h00 Tema: Atividades Físicas Ecológicas – Expressão Corporal Agregando Movimentos da Natureza – Realização Educação Física – Faip – Faef
17 de junho 14h00 Projeto Ludibus , o ônibus da alegria: Atividades Lúdicas e respeito ao meio ambiente” Alunos da
UNESP
19 de junho 15h00 Domingo no Bosque– Música e Ecologia – SANTO URBANA – BANDA POP ROCK
20 de junho 9h00 Palestra: “Coleta seletiva: Transforme a nossa gente e proteja o meio ambiente” – Equipe do Meio Ambiente
21 de junho 14h00 Tema: Atividades Físicas Ecológicas – Atividade Indígena Lúdica – Realização Educação Física – Faip – Faef
22 de junho 14h00 Teatro com Fantoches – Alunas do 4° ano de biblioteconomia – UNESP – Marília
26 de junho 15h00 Domingo no Bosque– Música e Ecologia – FESTIVAL DE BANDAS
27 de junho 9h00 Palestra: “Coleta seletiva: Transforme a nossa gente e proteja o meio ambiente”- Equipe do Meio Ambiente
30 de junho 14h00 Tema: Atividades Físicas Ecológicas – Circuito de Atividades recreativas com materiais naturais e recicláveis – Realização Educação Física – Faip – Faef
Local: Bosque Municipal “Rangel Pietraróia”
05 de julho 9h00 e 14h00 Encerramento das atividades do Mês do meio Ambiente
Tema: “Coleta seletiva: Transforme a nossa gente e proteja o meio ambiente”
Alunos da rede Municipal e estadual de Ensino de Marília (EMEIS, desenho; EMEFS, EES, redação)
Premiação do Concurso de Redação e Desenho
Local: Auditório Octávio Lignile – Av. Sampaio Vidal, 245 entrada pela Av. Rio Branco
05 de julho 19h00 Encerramento das atividades do Mês do meio Ambiente
Tema: “Coleta seletiva: Transforme a nossa gente e proteja o meio ambiente”
Alunos da rede municipal e estadual de Ensino de Marília (EES, EJAS – Educação de Jovens e Adultos, redação).
Fonte: Prefeitura de Marília


