Marília tem uma das alíquotas do IPTU mais altas do interior do estado
quinta-feira, 3 de maio de 2012Levantamento realizado pela reportagem do jornal Diário revela que Marília possui uma das alíquotas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mais caras do interior paulista. Estimada em 1,85% sobre o valor venal total do imóvel, a variação encontrada é de até 2,3 vezes maior.
A taxa mais baixa registrada na pesquisa foi em Bauru, onde o percentual para imposto predial é 0,8%. Em São José do Rio Preto a alíquota predial é 1% e em Araçatuba 3%.
No comparativo do percentual territorial o município também tem um dos mais caros da região. Em Marília a alíquota sobre terrenos é 3,8%. Em Bauru é 2%. Já em São José do Rio Preto o valor de acréscimo no valor do terreno é 3% e em Araçatuba 3,5%.
Em 2012 o imposto foi reajustado no valor venal em 5,10% de acordo com o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Mesmo com o baixo reajuste o valor é ilusório e não é possível saber se o total pago pelo IPTU é justo na cidade.
No segundo semestre do ano passado a prefeitura de Marília teve uma tentativa frustrada de efetuar a planta genérica do município. O documento, baseado no georreferenciamento, traria um mapeamento exato da cidade, situação que poderia reduzir a alíquota de cálculo de impostos.
A planta genérica que seria inédita em Marília, já é uma realidade há anos em cidades do mesmo porte, como Araraquara, Araçatuba e São Carlos. Nesses municípios, a alíquota do IPTU também é baseada neste relatório, o que contribui para o pagamento de um imposto mais viável.
Em São Carlos, a planta genérica está em vigor desde 2005. Já em Araçatuba, uma planta genérica antiga foi substituída e aprovada pela Câmara em 2003. Em Araraquara, a base de cálculo também foi feita antes do ano 2000.
Marília já teve aumento na alíquota duas vezes nos últimos anos. Em 2006 o percentual subiu de 1,15% para 1,40% para predial e 2,3% para 2,8% territorial, o que na época elevou o IPTU em 21,8%. Em 2008 um novo aumento elevou a alíquota de 1,40% para 1,85% predial e 2,8% para 3,8% em cima do valor venal territorial.
População reclama do preço do tributo
O valor do IPTU em Marília, sendo um dos mais caros do interior do estado de São Paulo, desagrada os marilienses que acreditam que o montante arrecadado pela administração com o tributo não é revertido em melhorias para a cidade.
O comerciante da zona norte da cidade, Adi Carrijo de Moraes, 76, afirma que paga pelo imposto R$ 264 e avalia que a cidade está abandonada em diversos setores, como vias públicas e saúde. “O custo de imposto em Marília é muito elevado e acho que não é revertido em melhorias à cidade. Tem vários municípios em que é pago mais barato que Marília e não têm tantos buracos nas ruas. Outro dia caí em uma cratera e tive muitos prejuízos com meu carro”.
O aposentado José Batista Oliveira, 83, também não está contente com o valor pago pelo tributo. “Moro em Marília há 38 anos e o imposto sobe a cada dia. Não é justo, os marilienses pagam conta e não têm nada em troca”.
Fonte: Diário de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Coleta de lixo é interrompida devido a veículos quebrados em Marília
- Prefeitura de Marília dá inicio às obras de via de acesso ao residencial Profª Marina Moretti Ferreira
- Doentes crônicos de Marília estão convocados a tomar vacina contra a gripe
- Justiça mantém número de vereadores em Marília
- Procon de Marília alerta para golpe de financeira


