Marília promove eventos em comemoração ao dia da Consciência Negra
quinta-feira, 17 de novembro de 2011De 16 a 20 de novembro acontece na cidade de Marília a I ÀfricaMarilia – em comemoração à Semana da Consciência Negra, uma iniciativa da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipais da Juventude, da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília( EMDURB) e o Projeto Renovi. Acontecerão shows, palestras, debates e exposições que homenagearam a história e a e cultura negra no país.
O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro e coincide com a data da morte de Zumbi dos Palmares. A celebração da “consciência Negra” visa, além de homenagear, resgatar as nossas raízes africanas que foram de fundamental importância para a formação do Brasil e a possibilidade de reflexão sobre o negro na sociedade.
Na abertura da Semana da Consciência Negra, hoje (16), acontecerá um debate sobre religiões de matriz africanas e durante a semana o evento será marcado pela diversidade cultural e pelo debate.
Para o Prefeito de Marília, Prof. Mário Bulgareli, este evento é importante porque põe em pauta a importância de discutir a temática negra na sociedade. “A inclusão de assuntos ligados à África e ao seu povo na escola e no contexto social é fundamental para se reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil e até do mundo. E para mim como educador isto é muito importante, analisa Bulgareli.
A Secretária Municipal da Juventude, Denise Lopes ressalta que a sua pasta já vem desenvolvendo ações afirmativas relativas à temática como o curso de formação em Estética Negra que acontece no Centro Comunitário da Nova Marília. “Nossa sociedade valoriza aquele estereótipo europeu de beleza, por isso o curso é importante, porque além de profissionalizar as participantes ele possibilita a reflexão e o debate do papel da mulher negra na sociedade e, de certa maneira, também tenta resgatar a auto-estima delas. O problema é que este estereótipo torna o negro invisível. E isso é negativo, inclusive na infância, pois a pessoa se sente inferior a outra que está dentro do “padrão”, se sente diferente. O importante é reafirmar a identificação cultural, valorizar a beleza negra e sua cultura, afinal a África é rica em cultura historias e precisamos compartilhar isso, por isso a importância de um evento como o “ÁfricaMarilia” que busca valorizar o dia da consciência negra”, finaliza Denise Lopes.
Confira a programação da Semana da Consciência Negra
ÁFRICAMARÍLIA – I Semana da Consciência Negra de Marília
17/11/2011
19h30 – Evento: O negro e suas manifestações culturais
Histórico da Capoeira – Professor Dunga e Grupo Malta
Roda de Capoeira, Maculelê e Dança do Fogo – Grupo Negro Fujão
A influência do hip-hop na construção da identidade afro descendente – Mc. Kauê Rafael Cassaniga
Hip-Hop, Break e Dança de Rua.
Local: Espaço Cultural.
Av. Sampaio Vidal, S/N.
18/11/2011
19h30 – Mesa de Debate: Participação Política do Negro no Brasil
*O papel do Conselho do Negro e suas Perspectivas – Moises Paixão – Presidente da EMDURB
*Políticas Públicas para a Juventude Negra – Ms. Maria Valéria Barbosa – GEPENE – UNESP
*Trajetória Política do Negro no Brasil – Josué Ferreira – Eixo de Igualdade Racial do Mandato do Deputado José Candido.
Local: Fajopa – Faculdade João Paulo II.
Rua: Bartolomeu de Gusmão, 531 – Jardim América
19/11/2011
A partir das 10h: Sessão Temática de Cinema – CineAfro
*Curtas e Longas Metragens Nacionais e Internacionais e Documentários.
16 hs – Roda de Conversa: Estatuto da Igualdade Racial
– Roque José Ferreira – Vereador em Bauru e Fundador do Movimento Negro Unificado e do Movimento Negro Socialista.
– Monica da Silva – Presidente do Instituto do Negro (Zimbauê) e Secretaria Assistente da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).
Local: Poliesportivo da Santa Antonieta – Projeto Renovi
Rua: Maria Francisca Camargo, 525
Bairro Santa Antonieta.
19h30 – Missa Afro – Igreja Santa Rita de Cássia.
Av. Miguel Granito Netto, 115
Nova Marília
20/11/2011
16h – Enceramento
Local: Praça da Emdurb
* Talento Oposto
* Dangers Style
*UMB (União Marília Break)
* Deu Branco
* Grupo de Capoeira Negro Fujão
* Exposição Fotográfica Estética Negra
* Beco da Arte – prof. Abílio
* Eleição do Conselho do Negro
* Cartola Branca
Fonte: Prefeitura de Marília


