Marília é a cidade mais violenta no trânsito na região Centro-Oeste
sexta-feira, 21 de setembro de 2012O trânsito está violento no Centro-Oeste Paulista. O número de mortes e de pessoas inválidas em acidentes é motivo de preocupação na Semana Nacional de Trânsito. Só em 2012 morreram 12 pessoas em acidentes em Botucatu.
Na cidade de Bauru foram 21 mortes. E Marília é a que tem o trânsito mais violento na região: 40 pessoas morreram em acidentes. O número já superou o total de mortes em 2011 na cidade.
No primeiro semestre deste ano, no Brasil inteiro morreram quase 30 mil pessoas no trânsito e 142 mil ficaram com invalidez permanente. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Trânsito (Abramet), que participou de um encontro em Botucatu, o trânsito já se tornou um problema de saúde pública.
Botucatu é uma das cidades que assinaram o pacto mundial da década sem acidente. Para tentar atingir essa meta algumas ações são colocadas em prática. Bloqueios educativos são realizados pela Polícia Militar, para tentar educar os condutores.
Segundo a PM, a fiscalização também aumentou. Em 2011 foram sete mil multas. Em 2012, o número de autuações já é igual ao ano passado inteiro. Uma das principais falhas dos motoristas é parar o carro em lugar errado.
Acidentes também são constantes em cruzamento com semáforos. Para tentar diminuir a estatística foram instalados em Botucatu 36 contadores semafóricos, que são relógios que marcam quanto tempo o motorista precisa esperar até a luz verde. Com essa ação, segundo a secretaria de Transportes, a cidade conseguiu reduzir em 36% os acidentes nos cruzamentos.
Fonte: G1


