Marília anuncia benfeitorias para horta comunitária
terça-feira, 10 de maio de 2011O prefeito da cidade Marília, Mário Bulgareli, visitou na tarde de sexta-feira (6) a horta comunitária do projeto Bairro Viva Zona Oeste, no Jardim Fontanelli, e anunciou melhorias para a iniciativa, como a instalação de um portão em área de mesmo nível da plantação, a colocação de pontos de luz e também a melhoria do sistema de captação de água, para melhorar a irrigação da horta. Além disso, pediu à sua equipe melhorias para o gramado do campo de futebol que fica no poliesportivo ao lado.
Estiveram acompanhando o prefeito os secretários municipais Clóvis Augusto de Melo (Assistência Social), Paulo Roberto Oliveira Junior (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), José Expedito Capacete (Serviços Urbanos), Antonio Carlos Nasraui (Obras Públicas) e Deybson Rogério Biondo (Esportes e Lazer), além de coordenadores do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e da SOP (Secretaria Municipal de Obras Públicas).
“É muito importante apoiar estas iniciativas, que além de prover alimento para esta população tem um papel social importante, por isso fiz questão de visitar novamente esta horta, uma semana depois que a conheci, para poder anunciar providências que a Prefeitura vai tomar para melhorar o trabalho exemplar que já vem sendo feito aqui”, declarou Bulgareli.
O chefe do Executivo se mostrou empolgado com os resultados que viu na segunda visita e disse que pretende, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, usar o exemplo da iniciativa do projeto, assim como da horta comunitária Vinhas do Senhor, da Paróquia do bairro Santa Antonieta, na zona Norte, desenvolvido com sucesso, e montar mais hortas comunitárias pela cidade.
“Aqui era uma área que estava ociosa, parada, e pela visão da Márcia Regina Zaros, que é a fundadora do projeto, transformou este espaço que estava com mato e sem uso numa horta produtiva, o que é muito importante para a comunidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com trabalho, com produção de alimentos, com dignidade”, elogiou o prefeito.
Márcia disse que com as benfeitorias anunciadas por Bulgareli, a horta terá expansão. “Com a colocação do portão, facilitará o acesso não só dos voluntários e dos insumos utilizados aqui, mas também de tratores para o manejo da terra”, comentou.
Com a melhoria da captação de água, o sistema de irrigação se tornará melhor. “Vamos poder dobrar a nossa produção”, prevê. Atualmente, apenas metade da área prevista para a horta está com canteiros montados e com produção iniciada.
Já a instalação de pontos de luz vai trazer dois benefícios. “O primeiro, é que tornará o local mais seguro, pois terá iluminação e evitará com que o local seja visitado à noite por pessoas que podem utilizar-se da área de maneira indevida. Segundo, colaborará com os voluntários da horta, pois muitos dos voluntários que trabalham só conseguem vir à horta no final da tarde e início de noite. Assim, com iluminação, eles poderão realizar atividades, fazer a irrigação, que é até melhor, pois o solo fica úmido por mais tempo”, analisou.
A melhoria do campo de futebol também será feita. O gramado está irregular e com falhas. Com o plantio de grama, a área poderá ser utilizada com mais segurança pela comunidade, sendo mais uma alternativa de lazer para crianças, jovens e adultos da região.
PROJETO
O Projeto Bairro Viva Zona Oeste está funcionando em uma área da Prefeitura, ao lado do Poliesportivo do bairro, atrás do antigo prédio do Cefam (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e ao lado da Unidade VI da Casa do Pequeno Cidadão.
A iniciativa conta com a colaboração de voluntários do bairro e pretende atender a população de baixa renda, em áreas de vulnerabilidade social naquela região.
O que há 40 dias era apenas um espaço com mato, hoje são canteiros com alface, brócolis, acelga, rúcula, cheiro-verde, beterraba, cenoura, almeirão, rabanete.
Márcia explicou que a intenção é fazer não somente uma horta, mas uma estação ecológica no local. “A gente quer produzir alimentos orgânicos, fazer um biogestor e utilizar o biogás produzido aqui que será usado em uma cozinha – tudo sustentável”, comentou.
A área também vai receber um pomar, onde serão plantados pés de mamão e laranja, entre outros pés de frutas. Ainda há uma área onde estão sendo plantados feijão, milho, mandioca e todo tipo de abóbora.
A fundadora disse que a iniciativa está recebendo todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento. A horta é para suprir as necessidades alimentares da comunidade. Em ela ampliando, vamos fazer dela um projeto de geração de renda”, afirmou Márcia.
O projeto está aberto a doações, “mas queremos doações em insumos, sementes e ferramentas, e não em dinheiro.”
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Rosália: CRAS Marília promove corrida em homenagem à ex-atleta
- Governo do Estado libera R$ 59,2 milhões para Hospital das Clínicas de Marília
- Prefeitura de Marília e Caixa definem entrega de casas populares
- Secretaria da Cultura realizará concurso Miss e Mister Estudantil Marília 2013
- Demissões caem 25% em Marília; supermercados lideram lista


