Marília abre cursos extensivos a adultos
quinta-feira, 14 de abril de 2011A parcela da população que tem entre 18 e 40 anos, desde que desempregada, terá a oportunidade de qualificação profissional gratuita dentro de áreas com maior carência no mercado. A Secretaria Municipal de Governo, Trabalho e Inclusão de Marília estruturou a nova grade de cursos para 2011, além dos tradicionais, voltados somente aos jovens de 16 a 23 anos. Uma vantagem será a estruturação de um banco de dados.
A nova programação foi estruturada no primeiro trimestre do ano, com a busca de parcerias, captação de recursos e processo de licitação para a compra de máquinas e materiais de consumo. “É um investimento importante que envolve a sociedade civil. São as empresas e sindicatos que apontam a carência do mercado e ajuda a encaminhar os alunos para o mercado”, disse a secretária de Governo, Trabalho e Inclusão, Anadir Hila.
A gestora da pasta mencionou que a secretaria, embora nova (dois anos) e ainda em fase de estruturação, vai ter seu próprio banco de dados a partir de 2011 para encaminhamento da mão-de-obra. “As parcerias que firmamos nesse trimestre vai nos aproximar das empresas, sindicatos e serviços, que vão nos procurar diante da necessidade de mão-de-obra. Vamos encaminhar as pessoas com o perfil indicado para a seleção final por parte do empregador”.
Segundo Anadir Hila, outros cursos já desenvolvidos pela pasta registraram a presença de interessados no conteúdo, mas sem interesse em atuar profissionalmente na área. Ela destacou que o objetivo da secretaria é a inclusão e conseqüente transformação social pela geração de emprego e renda. “Nosso alvo são as pessoas que queiram aprender e se aprimorar para trabalharem”.
Todos os cursos para adultos de 2011, 18 a 40 anos, serão desenvolvidos com a supervisão e certificação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), assim como os cursos tradicionais do Ceprom. Para essas novas opções os critérios são, além da faixa etária, a renda familiar de até três salários mínimos e preferencialmente o desemprego e o ensino fundamental completo ou em curso.
Cursos
Os de eletricista e instalador serão aplicados na Central do Trabalhador, o de arrumadeira de hotel também, em parceria com o sindicato patronal e de empregados da categoria.
O curso de pizzaiolo será realizado nas instalações do Ceprom, onde o sindicato está viabilizando a construção de um forno à lenha e vai arcar com o material de consumo.
Os cursos de pedreiro assentador, pedreiro revestidor e pintor serão realizados na Central do Trabalhador, mas além de terem a supervisão e certificação do Senai terá o professor viabilizado por esse serviço.
Também começa a aplicação do projeto Costurando e Transformando, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado que entrou com R$ 68.200,00 para a compra de equipamentos industriais específicos. A contrapartida do município é de R$ 34.000,00. Esse projeto é voltado à moda íntima e moda praia. “Não é um curso para ensinar as pessoas a costurarem e sim para especializar costureiros”, disse a secretária.
Para todas as opções serão oferecidas 30 vagas, sendo 15 de manhã e 15 à tarde. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 2 e 16 de maio das 8h às 12 horas e das 13h às 16h30. O endereço é rua Catanduva, n. 611. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de renda, de escolaridade, certidão de nascimento ou casamento e de reservista (no caso dos homens). O telefone do Ceprom é 3454-0976.
Fonte: Jornal da Manhã
Mais notícias sobre Marília:
- Marília recebe inscrições para curso de habilitação de corretores de seguros
- Bombeiros de Marília promovem curso para prevenção de acidentes
- Projeto Teatro da Cidade com inscrições abertas em Marília
- Marília oferece formação para educação especial em São Paulo
- Cursos de capacitação profissional são oferecidos em Marília


