Lei da Sacolinha completa um mês e ainda divide opiniões em Marília
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012A lei municipal que proíbe a distribuição de sacolas plásticas em estabelecimento público ou privado completou um mês ontem (1) na cidade Marília. A opinião da população ainda está dividida em relação aos benefícios e transtornos causados pelo novo hábito.
A dona de casa Tereza Castro, 60, comprou várias sacolas retornáveis para transportar suas compras do supermercado e está utilizando-as também nas lojas do comércio. Tereza aprova a lei, pois acredita que a medida ajuda a diminuir os prejuízos ao meio ambiente. “Precisamos sempre pensar no futuro, por isso aprovo a lei. Comprei várias sacolas. Tem que gastar, mas também é uma vez só”.
Já a doméstica Dalete de Lima Figueiredo, 49, reclama dos transtornos para carregar as compras de supermercado. Ontem ela transportava os produtos soltos em um carrinho para levar até seu veículo. “Na hora de carregar é complicado. São anos com um hábito, não dá para mudar do dia para noite. Sempre me esqueço de trazer as sacolas liberadas, comprei poucas porque é caro”, conta Dalete.
Segundo Bruno Gavassi, gerente de marketing do supermercado Tauste, a implantação da lei teve aceitação dos consumidores além da expectativa. Gavassi explica que o estabelecimento está fornecendo caixas de papelão, porém a maioria dos clientes prefere usar as sacolas retornáveis. “Em 30 dias conseguimos mudar um pouco o hábito de mais de 40 anos. Isso é bem positivo”, avalia.
O supervisor de atendimento do Procon, Guilherme Moraes, também afirma que a campanha teve adesão da população mariliense.
De acordo com Moraes foram registradas algumas denúncias por consumidores que foram investigadas e renderam autuações aos comerciantes. “A população que presenciar descumprimento da lei pode denunciar no Procon. Estamos fazendo como prevê a lei notificamos e na segunda vez podemos aplicar alguma multa”.
Fonte: Diário de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Alunos com deficiência auditiva ganham sistema que possibilita ouvir aulas em Marília
- Restituição do IR beneficia 10 mil contribuintes em Marília
- Prefeitura de Marília e parceiros promovem Caminhada neste sábado
- Prefeitura de Marília orienta moradores sobre lixo em sacolas
- Emprega SP oferece 18 vagas de emprego em Marília para pessoas com deficiência


