Fonte de água é interditada por contaminação de nitrato em Marília
quarta-feira, 19 de setembro de 2012Uma fonte de água que há 28 anos servia moradores foi interditada no Jardim Bandeirantes, em Marília, SP. Análises apontaram contaminação por nitrato. O aviso no local informa que o fornecimento está suspenso por tempo indeterminado. Portões e cadeados foram colocados para evitar que a população consuma a água do poço, que na zona oeste da cidade. O nitrato faz mal à saúde quando ingerido em grandes doses.
Quatro mil litros de água da fonte eram consumidos por dia. Segundo o laudo feito por um laboratório da cidade de Rio Claro, a água está com 12,74% de nitrato, enquanto o índice permitido para consumo é de do máximo 10%. Segundo o médico especialista em intoxicação, Tarcísio Machado, o nitrato aumenta os riscos de câncer de estômago e de intestino. Além disso, pode provocar parada respiratória.
“Esse tipo de contaminação na maior parte da vez ela pé proveniente do solo contaminado pelo esgoto ou pelo uso excessivo de adubo na região, que pode ser fator contaminante. Isso aumenta a concentração de nitrato chegando até o poço profundamente. Dependendo da quantidade ingerida pode causar até a morte”, explicou.
O poço interditado foi perfurado por uma cooperativa de cafeicultores há 28 anos. Ela serve a associação e passou a ser oferecida de graça à população. De acordo com a cooperativa, testes de qualidade da água eram feitos a cada seis meses. “Usávamos a água sem ser clorada e distribuímos para o público sem ser clorada. Quando chegou uma nova norma que inclusive precisamos contratar um químico, um dos poços deu alteração no nitrato”, informou o presidente da cooperativa, François Guillaumon. Um novo exame já foi realizado no local e o resultado deve ficar pronto em um mês.
O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) informou que por ser um poço particular não tem responsabilidade sobre a qualidade da água. Mas, que por causa do problema começou a analisar a água dos 42 poços da cidade. A preocupação é que as fontes também estejam contaminadas. Os resultados dos exames dos 42 poços ainda não estão prontos.
O Daem informou que está analisando os poços porque a contaminação do lençol freático que abastece o poço do Jardim Bandeirantes pode se disseminar. As fiscalizações são de responsabilidade da Vigilância Sanitária.
Fonte: G1


