Entregue Pronto Atendimento na Zona Sul de Marília
quarta-feira, 19 de setembro de 2012Foi inaugurado na tarde do último sábado (15) o novo PA (Pronto-Atendimento) da zona Sul. A unidade, que iniciou atendimento no dia 3 deste mês, e tem a cogestão com a Unimar (Universidade de Marília). Na cerimônia, foi feita homenagem a Sinara Mesquita Serva, ex-diretora da Unimar falecida há seis anos, e que dá o nome à unidade de Saúde.
O atendimento no final de semana no PA da zona Sul está desafogando a demanda o PA da zona Norte no período, evitando que os moradores de uma região precisem ir para a outra, o que trará melhor atendimento aos usuários que necessitarem do serviço e melhora o serviço à população como um todo.
Zorzetto afirmou que a comunidade local passou a contar com uma estrutura melhor, mais ampla, condizente ao atendimento, com instalações confortáveis e mais acolhedoras ao usuário. O secretário destacou que o prédio é modelo do Ministério da Saúde.
O secretário informou que Marília tem avançado bastante no atendimento de Saúde à população. Elogiou a parceria com a Unimar, a qual acolheu no primeiro semestre o 26º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, e ressaltou que o município é o único no interior paulista que promove curso em Saúde da Família, qualificando os médicos que atuam neste segmento de atenção básica, com apoio da universidade.
Emocionado com a homenagem à sua filha, Serva, por sua vez, disse estar contente que a Unimar está desempenhando seu papel social e educacional na nova unidade. Comentou que espera uma concorrência sadia entre os PAs (norte e sul) para poder oferecer melhor atendimento à população mais carente da cidade. “Quero que aqui seja uma referência de atendimento médico de primeira linha”, ressaltou o reitor.
A enfermeira responsável do PA zona Sul, Maria Ângela Rodrigues de Almeida Souza, comentou que o novo prédio proporciona melhor atendimento. “É um prédio amplo, maior, e o fato da transferência para esta nova estrutura motivou ainda mais a equipe a desempenhar o atendimento”, disse.
Ao todo, a equipe do PA da zona Sul trabalha com três médicos generalistas e um pediatra, um dentista, seis enfermeiros, e 18 auxiliares de enfermagem.
COGESTÃO
A cogestão com a Unimar traz benefícios para toda a população. A unidade serve como referência para os alunos do último ano do curso de Medicina, que realizam atendimento médico com supervisão de um médico. Além de servir de estágio, foi possível ampliar o atendimento.
Com o convênio, a Unimar conseguiu concentrar esforços em manter seus alunos em Marília, pois eles tinham que viajar pela região como Garça, Pompéia, Oriente, Tupã e Promissão para fazerem seus estágios.
A cogestão trata-se de uma parceria positiva e que as partes envolvidas serão beneficiadas. Para a Prefeitura Municipal de Marília, é importante porque tem um centro médico com amplas instalações e serviços de qualidade, enquanto que a Unimar prepara melhor seus alunos, tornando-os mais aptos às atividades médicas; e para a população, que ganhou em agilidade, atendimento e comodidade.
“Este PA pode ampliar as possibilidades de atendimento. Aqui, não somente os alunos de Medicina podem realizar atendimento, mas abre-se também para o curso de Enfermagem, e até outros cursos, ou seja, se transforma num polo de aprendizado”, afirmou Zorzetto.
Edificação é modelo do Ministério da Saúde
As instalações do PA da zona Sul estão em conformidade com o modelo de UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Ministério da Saúde, com espaços específicos para atendimento dos pacientes divididos em alas masculina, feminina e infantil, e locais para a formação dos alunos da Unimar (Universidade de Marília). A unidade trabalha com uma estrutura resolutiva para desafogar os hospitais e dar mais agilidade ao atendimento dos pacientes.
O prédio, com mais de 1.000 m² de construção, tem localização estratégica, em via de fácil acesso, na rua Antônio Pereira da Silva, esquina coma rua Anita Garibaldi, ao lado do Complexo de Trânsito Antonio Freire, e com acesso à BR-153 (Rodovia Transbrasiliana)”, afirma o secretário municipal da Saúde, Julio Cezar Zorzetto.
ESTRUTURA
O novo PA da zona Sul é mais uma unidade da grande infraestrutura da Rede Municipal de Saúde. Marília tem atualmente 43 postos entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família), dois PAs, e a Policlínica, além de serviços conveniados.
A Rede conta com serviços diferenciados como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o tratamento de obesidade infantil pelo Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade de Marília), Clínica de Fisioterapia, que funciona na antiga estação ferroviária (Estação Saúde), o BLH (Banco de Leite Humano), e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Clínica de Fonoaudiologia, além do atendimento do Programa Municipal de Ações Antitabágicas, que colabora na recuperação de pessoas viciadas em tabaco e SAE (Serviço de Assistência Especializada), que realiza trabalhos do Núcleo de Vigilância à Saúde como o ambulatório de Infectologia, que faz atendimento adulto, pediátrico e ginecológico/obstétrico; o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que realiza testes de aids, hepatites e sífilis; e a Coordenação do Programa Municipal de DST-Aids e Hepatites.
Além disso, está para ser inaugurado neste mês o Caps Infantil, que atenderá crianças e adolescentes, ampliando assim o atendimento especializado para este público.


