Demissões no comércio de Marília avançam no mês de junho
terça-feira, 28 de junho de 2011Dados apresentados pelo departamento de homologações do Sindicato dos Empregados no Comércio da cidade de Marília (Sincomerciários) mostram um aumento nas demissões do dia 1º ao dia 25 deste mês, na comparação com o mesmo período do mês anterior. Até agora 203 trabalhadores foram dispensados, ante 196 em maio. Crescimento de 3,57%.
Já, na relação com o mês de junho do ano passado o crescimento foi ainda mais significativo. As demissões saltaram de 165 para 203; 23,03% a mais de um ano para o outro.
Este mês, mais uma vez os supermercados lideraram o ranking de dispensas, com 36 baixas, seguido do comércio de móveis, eletrônicos e doméstico com 27; comércio de roupas e confecções, 22; comércio de produtos alimentícios, 18; farmácia e drogaria e concessionárias e autopeças com 18. Do total de demissões 95 foram do sexo masculino e 108 masculino. Na dispensa por ocupação, a de vendedor mensalista foi a que mais sentiu os reflexos do desemprego no mês de junho, com 136 rescisões contratuais.
Do universo de dispensas, os trabalhadores com idade entre 17 a 40 anos foram os mais afetados com 174 rescisões contratuais.
De janeiro até agora, comércio de Marília demitiu 1.227 trabalhadores com mais de um ano de registro em carteira; 17,30% a mais que no igual período do ano passado, quando 1.046 comerciários perderam o emprego.
No caso dos comerciários com menos de um ano de registro, os acertos trabalhistas são feitos diretamente nas empresas ou no Ministério do Trabalho.
De acordo com a entidade sindical, alguns fatores contribuem para colocar o ramo de supermercados no topo das demissões: ser setor que apresenta o maior contingente de mão-de-obra; cerca de 2.500 e a terceirização de muitos serviços pelo segmento.
Fonte: Jornal da Manhã
Mais notícias sobre Marília:
- Entrega de casas na zona sul de Marília já atrasa 4 meses e revolta moradores
- Programa SP Amigo do Idoso ganha adesão de Marília
- Falta de médicos limita funcionamento de PA da zona sul de Marília
- Marília terá 64 postos na Campanha de Vacinação Antirrábica
- Vigilante é vítima de sequestro relâmpago em Marília


