Campanha de Vacinação segue até a próxima quinta-feira em Marília
terça-feira, 7 de junho de 2011A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) prorrogou até a próxima quinta-feira (9) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2011. Desde o início da Campanha, iniciada em 25 de abril, até a manhã desta quinta-feira (2), foram alcançados 73,36% da cobertura vacinal na cidade de Marília.
Prioritariamente, os grupos contemplados pela Campanha são de pessoas com 60 anos ou mais, grávidas em qualquer período de gestação, e crianças com idade entre 6 meses e menores de 02 anos. A vacinação foi aberta também para os doentes crônicos e trabalhadores da área da saúde que mantém contato direto com pacientes com gripe. Estas cinco faixas da população são as mais suscetíveis à doença.
A prorrogação foi necessária para ampliar a adesão dos públicos contemplados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde preconizam que pelo menos 80% da população estimada sejam imunizadas. A população alvo deve procurar qualquer uma das 43 unidades de Saúde do município.
Foram imunizados durante o período do levantamento 22.142 idosos com 60 anos ou mais (77,35% da população estimada), 1.243 gestantes (44,5%), e 3.203 crianças de 6 meses a 2 anos incompletos tomaram a primeira dose (67,4%), e 627 tomaram as duas doses. Foram imunizados ainda 2.996 doentes crônicos e 4.500 trabalhadores da Saúde.
“A população tem que aproveitar esta oportunidade para se imunizar. Nesta época do ano observa-se o aumento do número de casos de gripes e resfriados,devido a redução da temperatura e o tempo mais seco, que são propícios para o aparecimento de doenças respiratórias”, afirma a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Rachel Santana Ramirez.
A vacinação em massa é uma estratégia eficiente para a prevenção de formas graves da doença, que tem impacto no número de internações hospitalares e a mortalidade em decorrência de complicações da gripe. A vacina é segura, pois é feita com fragmentos de vírus mortos. Só precisam ficar atentas as pessoas que têm história de alergia a ovo de galinha.
Rachel alerta as mães que levaram seus filhos para tomarem a primeira dose da vacina para que não esqueçam de levá-los para tomarem a segunda dose. “As mães têm de ficar atentas ao agendamento feito na unidade de Saúde, para que a imunização seja efetivada”, comenta. A nova aplicação tem de ser realizada após 30 dias e é necessária, pois o sistema imunológico da criança ainda está em formação.
CÂNCER BUCAL
Paralelamente à vacinação contra a gripe segue a Campanha Municipal de Diagnóstico Precoce e Prevenção do Câncer Bucal para as pessoas com 60 anos ou mais segue nas unidades de Saúde. Até esta quinta-feira, 18.107 idosos tinham feito o exame.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Olivia Cristina Caseto Furian Diniz, é importante as pessoas fazerem o exame. “Nossos profissionais de odontologia estão preparados para identificar precocemente as lesões que precisam de investigação e estimular o autoexame bucal.”
Olívia explica que o câncer bucal tem como causas diversos fatores, dentre eles o tabagismo e o alcoolismo, sendo o diagnóstico precoce fator primordial no sucesso do tratamento, “Por isso é importante a participação de toda a população incluída na Campanha aderir e agendar o exame na Unidade de Saúde”.
As pessoas que queiram fazer o exame devem fazer o agendamento com o dentista da unidade de Saúde.
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Motoristas criticam preços de combustíveis em Marília
- Azul chega a Marília e completa 10 milhões de passageiros
- Avião da Trip com passageiros de Marília faz pouso de emergência
- Igrejas também serão alvos de fiscalização em Marília
- Banda Marcial Cidade de Marília passa a ter ensaios no Ginásio da Santo Antonio


