Alunos com deficiência auditiva ganham sistema que possibilita ouvir aulas em Marília
terça-feira, 25 de setembro de 2012Alunos com deficiência auditiva matriculados na Rede Municipal de Ensino de Marília, serão beneficiados pelo projeto “Uso de Sistema FM na Escolarização de Estudantes com Deficiência Auditiva”, do MEC (Ministério da Educação), por meio da Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
A Rede Municipal da Educação de Marília conta atualmente com 24 alunos deficientes auditivos, dos quais sete se encaixam no perfil exigido pelo Projeto Piloto do MEC/SECADI/UFSCar: alunos deficientes auditivos que usam Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI ou Implante Coclear, que estejam matriculados no 1º ou 2º Ano do Ensino Fundamental, bem como freqüentando a Sala de Recursos Multifuncional, no AEE (Atendimento Educacional Especializado).
O projeto propõe a adoção de sistema de transmissão por FM (Freqüência Modulada) como ferramenta de acessibilidade, na educação de crianças com deficiência auditiva. O Sistema FM consiste em um microfone que capta a voz do professor, transmitindo-a por ondas de rádio, diretamente ao receptor de rádio, também FM, que fica conectado à prótese auditiva do estudante com deficiência auditiva.
Três professoras de Marília que atendem esses sete alunos deficientes auditivos nas Salas de Recursos Multifuncional, irão para Brasília-DF, na segunda-feira (24), onde receberão a capacitação para o uso do Sistema FM com esses alunos.
A secretaria municipal da Educação, por meio da CAP (Coordenadoria de Apoio Psicopedagógico) tem parceria com a Dra. Eliane Delgado, que é professora do curso de Fonoaudiologia da UNESP, responsável pela terapia fonoaudiológica desses e outros alunos, no Centro de Estudos em Educação e Saúde, da UNESP/Marília. Uma vez por mês os professores de alunos deficientes auditivos têm reunião com Eliane, na Secretaria da Educação, onde recebem orientações e trocam experiências para o desenvolvimento das atividades em sala de aula com seus alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Maria do Carmo Capputti Mazzini, esta é mais uma ação de inclusão que recebe apoio da administração. “O Projeto do MEC se soma às diversas ações promovidas pela SME. Esta parceria vem ao encontro de esforços já realizados por nós, como capacitar os professores em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e outros. O Sistema de FM atende às necessidades dos alunos com deficiência auditivas já que os aparelhos que permite que eles voltem a ouvir são de alto custo, o que dificulta e até impede que as famílias possam adquiri-los e mantê-los funcionando”
Fonte: Prefeitura Municipal de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Projeto que impede aumento na câmara é apresentado em Marília
- PM flagra trio com drogas na zona sul de Marília
- Prevenção: servidores do DAEM participam de SIPAT em Marília
- 96 mil contribuintes de Marília poderão ter IPTU reajustado em 2013
- Bando invade casa no centro de Marília, faz 5 reféns e foge com cofre


