A cada 3 minutos, PM de Marília recebe um trote por telefone
terça-feira, 12 de junho de 2012A cada três minutos, a Polícia Militar de Marília recebe um trote por telefone. Das 1.200 ligações diárias, cerca de 480 são chamadas falsas. Pessoas que nem sempre ligam para passar trote, mas para conversar com os policiais. O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) atende ligações de 25 cidades da região de Marília.
A cada trote uma pessoa que precisa de ajuda deixa de ser atendida. Na noite da última segunda-feira (11) foi votado pelos vereadores um projeto que pede a criação de lei municipal que permita multar o dono da linha de onde partiu a ligação, sem necessidade, para os serviços de emergência.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o desrespeito com quem trabalha salvando vidas se repete. Todos os dias são cerca de 100 trotes. Agora, aparelhos identificam o número do telefone e só depois da certeza de que não é trote, a ambulância é enviada.
A falta de conscientização prejudica também o atendimento em Botucatu. No mês passado, um jovem foi flagrado passando trote em um telefone público. Ele ligou para o 190 e para o Samu dizendo que estava acontecendo um tiroteio perto da casa dele e que uma pessoa estava baleada.
Passar trote é crime previsto no Código Penal. Quem for flagrado fazendo uma falso pedido de socorro ou atrapalhando o serviço da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Samu pode pegar até três anos de prisão. Além disso, uma lei estadual estabelece que o dono da linha telefônica de onde partem os trotes pode ter que pagar até 1,2 mil de multa.
Fonte: G1.com
Mais notícias sobre Marília:
- Previdência Social de Marília registra deficit de R$ 47 milhões em 2012
- Bandidos roubam dois malotes com dinheiro em Marília
- Câmara de Marília rejeita mais um pedido de cassação do prefeito
- Camelódromo irregular pode gerar multa diária de R$ 100 mil a Marília
- Temporal deixa rastro de destruição e duas casas interditadas em Marília


