Marília tem 216 vagas para cursos do Via Rápida
terça-feira, 17 de julho de 2012O programa Via Rápida Emprego, do governo de São Paulo, abriu 37.152 novas vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional. As oportunidades estão distribuídas em 491 municípios, o correspondente a 76% das cidades paulistas.
Em Marília, são 216 vagas para os seguintes cursos: motorista de cargas (30 vagas); motorista de passageiros (30 vagas); confeitaria básico (32 vagas); informática básica (32 vagas); eletricista instalador (16 vagas); mecânico de automóveis (16 vagas); operador de caixa (20 vagas); eletricista instalador residencial (20 vagas) e horticultura (20 vagas).
São 2.880 vagas na Capital, 5.930 na Região Metropolitana de São Paulo e 28.342 vagas no Interior e Litoral. O programa oferece mais de 150 opções de cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site do programa (veja ao lado). As aulas começam no final de julho e duram três meses.
Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e morar no estado de São Paulo. Os participantes recebem material didático e subsídio para o transporte de R$ 120. Quem está desempregado, não recebe seguro-desemprego ou outro benefício previdenciário, também tem direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o curso.
A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família tem prioridade. Os selecionados são informados por correspondência oficial.
As aulas serão ministradas em Etecs (Escolas Técnicas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado) e em unidades do Senai, do Senac, do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) e da Adeva (Associação de Deficientes Visuais e Amigos).
Fonte: Diário de SP


