Procon de Marília atinge recorde histórico
quinta-feira, 12 de abril de 2012O Procon da cidade de Marília realizou no mês anterior mais de 3,1 mil atendimentos, recorde histórico do órgão de defesa do consumidor, que atua na cidade há 25 anos. Número é 29,6% maior que o registrado em fevereiro, quando o órgão recebeu 2,4 mil queixas.
Conforme relatório divulgado ontem pelo Procon, assuntos financeiros lideram o ranking de atendimentos, com 908 queixas, um aumento de 50,5% em relação a fevereiro. O segundo lugar ficou com serviços essenciais (água, luz e telefone), com 803 atendimentos, volume quase 70% maior que do mês anterior. Área de produtos ficou em terceiro, com 706 atendimentos, e foi o setor que gerou o único processo administrativo em março.
O maior acréscimo foi verificado na oferta de cursos de informática. Em fevereiro o Procon recebeu 32 queixas, já em março foram 93, um aumento de 190,6%. “Infelizmente, temos tido sérios problemas com uma escola que oferece esses cursos. Eles não respeitam o que diz o Código de Defesa e por isso já até solicitamos a intervenção dos Ministérios Públicos Estadual e Federal”, diz o supervisor de atendimentos do Procon de Marília, Guilherme Moraes.
Conforme o supervisor, há oito anos a média mensal de atendimentos era de 300; hoje, em apenas um dia pode chegar a mais de 100, tanto presencial como por telefone. “Acredito que esse recorde mostra que o consumidor está mais interessado em saber quais são seus direitos e deveres. Há também a grande oferta de crédito no mercado, por isso orientamos que o consumidor não só leia os contratos que faz principalmente com financeiras, mas que os entenda.”
Hoje, 85% dos conflitos atendidos pelo Procon são resolvidos apenas no primeiro contato com o fornecedor. “Quando não resolvemos, notificamos e damos um prazo. Caso isso não seja suficiente, abrimos o processo administrativo e marcamos as audiências conciliatórias, que no geral têm 70% de solução”, conclui.
O Procon de Marília fica na rua Amazonas, 527. Mais informações pelo telefone 3454-6444.
Fonte: Rede Bom Dia
Mais notícias sobre Marília:
- Chuvas atrapalham e radares da PRE multam 41% menos em Marília
- Falta de sangue obriga HC de Marília a adiar cirurgias
- Albergue de Marília assume função de centro de ressocialização
- Marília solicita mais 800 vagas ao MTE
- Internet 3G cresce 34,5 por cento na região de Marília e atinge mais de 1,7 milhão de acessos


