Presos voltam às celas de Marília e nova saidinha será em maio
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012Após 14 dias de liberdade provisória, terminou ontem (4) a Saidinha de Natal e Ano Novo. Os 514 condenados que cumprem suas penas nos centros de detenção de guia Marília e região e que puderam passar o período de festas com a família tinham até as 16h para estarem de volta em suas celas.
A reportagem do Jornal Diário acompanhou o retorno de parte dos 291 presos recolhidos na Penitenciária de Marília. Segundo agentes que faziam a segurança externa ouvidos pela nossa equipe, novamente o clima foi de tranquilidade e pelo menos 75% deles já havia se apresentado antes das 15h30.
Durante o período, a polícia registrou uma ocorrência envolvendo beneficiado. O ajudante de pedreiro Wilson Silva de Oliveira, que cumpria pena na Penitenciária de Álvaro de Carvalho, arrebentou a tornozeleira de monitoramento eletrônico na madrugada de anteontem e segue sendo procurado.
A VEC (Vara de Execuções Criminais) informou ontem que deve divulgar o índice de evasão amanhã. Expectativa é que o número de foragidos fique abaixo do registrado nas saídas anteriores, que girou entre 7,3% (Dia das Mães) e 8,3% (Dia dos Pais). Na saidinha de Natal e Ano Novo do ano passado, índice foi de 13%.
O órgão também confirmou que a próxima liberação está prevista para maio, nas proximidades do Dia das Mães. Saída deve acontecer no dia 9. Benefício é baseado na Lei de Execução Penal, que prevê cinco saídas por ano, e a determinação cabe aos juízes das Varas de Execuções Criminais de cada região do Estado.
Fonte: Diário de Marília


