Jovens debatem políticas públicas na II Conferência Municipal de Marília
terça-feira, 30 de agosto de 2011Com a participação de cerca de 300 pessoas, foi realizada no último sábado (27) a II Conferência Municipal de Juventude da cidade de Marília, na sede da Fajopa. Organizado pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, e também por representantes da sociedade civil, movimento estudantil e movimentos sociais, o evento teve como objetivo contribuir para a construção das políticas municipais, estaduais e nacionais voltadas para os jovens. O tema do evento deste ano foi “Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”.
Ao fazer um balanço do evento, a secretária Municipal da Juventude, Denise Lopes, afirmou que “com a conferência podemos consolidar a idéia de que estamos no caminho certo, de que ser jovem é ser sujeito de direito, que participa e se articula politicamente para discutir as políticas públicas para a juventude”.
Participaram da solenidade oficial de abertura, a Secretária Denise Lopes, o Vice-prefeito de Garça, Rodrigo Funchal; o ex-presidente da ONG Marília Transparente, Carlos Rodrigues da Silva Filho; o Secretário Geral da Fajopa, Marcelo Rodrigues Francisco; e o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Luciano Cruz. O evento também teve as presenças do chefe de Gabinete da Prefeitura, Nelson Grancieri (Nelsinho), do presidente da Emdurb, Moises Paixão e também dos integrantes do Partido dos Trabalhadores, professor Alonso Bezerra e Rui Albano.
Foram apresentados os eixo temáticos onde os jovens puderam debater sobre a temática, eleger os principais desafios e encaminhar propostas a partir dos desafios elencados. O primeiro eixo foi apresentado pelo presidente do Conselho Municipal da Juventude, Luciano Cruz, e teve como tema o “Sistema Municipal de Juventude”. Já no segundo eixo foi debatida a articulação e prioridades da juventude 2011/2015, pelo vice-prefeito de Garça, Rodrigo Funchal e por último a Secretária Municipal da Juventude apresentou o Plano Municipal da Juventude.
Luciano Cruz destacou a importância das conferências para a democracia, pois garantem um caráter participativo dos jovens nas políticas publicas. “É importante este diálogo com o poder público, para discutir problemas e as questões que envolvem juventude, nós entendemos que não é um individuo sozinho que resolve os problemas da sociedade, mas sim o debate amplo e democrático onde todos são chamados para discutir, fortalecendo a democracia e o espírito coletivo. As conferências também dão espaço para vários setores da sociedade que não tem voz, mas que são atuantes por meio dos movimentos sociais”, analisa.
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- 9º Salão de Arte Contemporânea de Marília abre inscrições a partir do dia 20
- Secretaria Municipal da Saúde de Marília resgata Mostra de Produção
- Marília recebe seminário de capacitação do MinC
- Mês do Meio Ambiente é comemorado com extensa programação em Marília
- Marília: Caravana Cultural comemora o Dia Internacional da Juventude


