Aluno de Marília vence concurso da Unesco
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010Entre mais de 700 trabalhos, o aluno Renato de Oliveira Pereira, do segundo ano do ensino médio da EE (Escola Estadual) Professor Antonio de Baptista, em Marília, conquistou o primeiro lugar em concurso promovido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Valeram à pena os cinco meses de dedicação à pesquisa sobre biodiversidade.
O estudante foi premiado com o texto “Biodiversidade: Uma questão além dos limites teóricos”, que, em função do primeiro lugar, integrou o livro da Unesco sobre o tema. A cerimônia de classificação foi realizada em Brasília no mês de novembro.
“Renato conquistou o primeiro lugar entre alunos do ensino médio de 19 estados brasileiros. O que mostra que a escola pública também pode promover o protagonismo juvenil”, ressaltou o professor-orientador Mário Yukiyasu Teruya.
Professor e aluno visitarão instituições de ensino e pesquisa do Brasil e em um país da União Européia, uma das patrocinadoras do concurso, como prêmio pela colocação. O jovem ainda recebeu uma coleção de publicações na área de Ciências.
Para conquistar o prêmio neste concurso da Unesco, Renato Pereira pesquisou por cerca de cinco meses, dedicando boa parte do tempo na obra de Charles Darwin. No entanto, sua abordagem não se limitou ao tema Biodiversidade no campo da biologia. O estudante trouxe o assunto para a discussão atual sobre a apropriação de recursos naturais visando interesses do capital, colocando em risco a sobrevivência da própria humanidade. “O texto do aluno impressiona pela consistência de argumentos e embasamento teórico”, elogiou o orientador.
“Um dos próximos desafios do Brasil é superar a situação de pobreza de parcela significativa da população. E não há dúvida que a melhoria desse quadro social está vinculada à educação. Nesse sentido, Renato Pereira é um ótimo exemplo a ser seguido por outros jovens”, concluiu Teruya.
Fonte: Jornal da Manhã


