Campanha de vacinação contra Sarampo termina nesta terça-feira em Marília
terça-feira, 2 de agosto de 2011A Campanha de Seguimento Contra Sarampo termina nesta terça-feira (2) na cidade de Marília. “Estes dois dias são os últimos que os pais ou responsáveis têm para levar seus filhos entre 1 ano e 7 anos incompletos e tomarem a dose da vacina”, diz a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rachel Santana Ramirez.
A vacina – a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba – está disponível nas 43 unidades de Saúde do município, até as 17 horas nas USFs (Unidades de Saúde da Família), e até as 18 horas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
De acordo com Rachel, a cobertura vacinal em Marília chegou até a última quinta-feira (28) a 87,21%, sendo imunizadas 13.616 crianças desde o início da Campanha, em 18 de junho. Segundo o levantamento da Vigilância, crianças de 5 e 6 anos são as que estão com menor índice de cobertura – cerca de 63%.
O Ministério da Saúde recomenda cobertura de pelo menos 95% da população estimada. Esta cobertura é considerada um parâmetro seguro para conter a transmissão da doença. “Informamos aos pais ou responsáveis, que as vacinas para as crianças de 1 a menores de 7 anos estarão disponíveis até o dia 2 de agosto. Após esta data, continuaremos apenas com a imunização de rotina, de acordo com o calendário de vacinação da criança. Por isso, orientamos os responsáveis em levar as crianças para tomarem a vacina. Se conseguirmos atingir a meta, nossas crianças estarão protegidas de uma possível transmissão da doença”, reitera Rachel
NECESSIDADE
A coordenadora explica que independente de a criança já ter sido imunizada, a aplicação da dose servirá como reforço. “A vacinação contra sarampo é destinada a todas as crianças na faixa etária contemplada, independentemente do número de doses anteriores. Esta é uma forma de aumentar a proteção daqueles que já estão imunizados e proteger aqueles que ainda estão suscetíveis”.
Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança para fazer o registro da dose. No caso de vacinas em atraso, aproveita-se a oportunidade para aplicar as vacinas que faltam e agendar as demais de acordo com o calendário vacinal do Programa de Imunização.
A atualização da caderneta de vacinação é importante para manter as crianças imunes a muitas doenças transmissíveis potencialmente graves.
A vacinação contra sarampo se faz necessária por vários fatores. A doença é de alta transmissibilidade e ainda ocorre em muitos países. Até o momento foram identificados 12 casos de sarampo importados em alguns Estados brasileiros – inclusive em São Paulo – neste ano.
PARALISIA INFANTIL
Em 13 de agosto (sábado) haverá a segunda fase da Campólio – Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite (paralisia infantil), voltada para crianças menores de 5 anos. A equipe da Vigilância Epidemiológica espera ter novamente sucesso durante esta etapa.
“Na primeira fase, realizada em junho, conseguimos atingir a cobertura vacinal de 96,5%, da população estimada, em três semanas de Campanha. Consideramos um resultado muito satisfatório, visto que conseguimos ultrapassar a meta estabelecida, porém a nossa intenção é que consigamos atingir a cobertura em menor tempo nesta segunda fase”, finaliza Rachel.
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Lei obriga bancos a instalar divisória em caixa eletrônico em Marília
- Secretária da educação de Marília pede exoneração de cargo
- Duas joalherias são assaltadas em menos de 12 horas em Marília
- Polícia prende quatro por contrabando de cigarro na região de Marília
- Filme o ‘Matadouro’ será exibido dia 13 em Marília


