Projeto idealizado em Marília visa aumento da bacia leiteira
quinta-feira, 30 de junho de 2011O “Projeto Leite”, idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Unimar (Universidade de Marília), Sebrae e Banco do Brasil, tem por objetivo dar suporte aos pequenos produtores de gado leiteiro e, consequentemente, aumentar a bacia leiteira do município de Marília.
Em sua segunda fase de implantação, integrantes do projeto reuniram-se nesta terça-feira (28), no Shopping do Nelore, na Unimar, para fazerem um diagnóstico do projeto até o momento. Participaram do encontro o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Roberto Oliveira Júnior; Rodolfo Spers, Fábio Manhoso, Fernando Costa Matias, Antonio Scalco, Ronaldo Nascimento e Ronan Gualberto.
“Queremos levar aos produtores as novas práticas tecnológicas para melhorar a produção do leite, apurar e corrigir, falhas e dificuldades de cada produtor, sugerindo opções e completo suporte técnico. O intuito é melhorar a rentabilidade dos produtores de leite na cidade de Marília. A primeira etapa, de abril a julho de 2011, foi a coleta e o levantamento de dados dos pequenos produtores de nossa cidade”, disse o secretário.
A segunda etapa do projeto está em fase final de implantação e é a seleção de dez propriedades com cerca de 300 cabeças de gado. “Estamos visitando as propriedades, verificando o gerenciamento e a utilização de novas tecnologias. O Banco do Brasil entra como parceiro num possível financiamento ao produtor rural e o Sebrae, com assistência na montagem do projeto”, afirmou Paulo Roberto.
Marília está entre as dez maiores bacias leiteiras do estado e o trabalho a ser realizado com esses produtores será de os mesmos aumentarem de 7 litros de leite por ordenha diária por animal para 15 litros/ dia, que é o considerado ideal para as condições de leite à pasto, com um retorno financeiro considerável.
“Esse é um projeto de médio a longo prazo e queremos chegar a 50 produtores em demanda espontânea até o final do projeto. O foco da administração municipal é a agricultura familiar, o pequeno produtor, pequenos proprietários e dar condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, gerando trabalho e renda”, disse o secretário.
O prefeito Mário Bulgareli agradeceu as parcerias que dão suporte ao “Projeto Leite”. “Estamos muito gratos à Unimar, Banco do Brasil e Sebrae que estão conosco nesse projeto. Acreditamos que com tecnologia de ponta e gerenciamento, os pequenos produtores, que muitas vezes enfrentam dificuldades de renda no campo, passarão por uma nova realidade. O Brasil tem tido um aumento de produção de leite de 5 a 7% por ano, devendo dobrar essa produção em 15 ou 20 anos e precisamos estar preparados para esse demanda.”
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Marília terá 64 postos na Campanha de Vacinação Antirrábica
- Dupla assalta posto de combustíveis em Marília
- Setor supermercadista de Marília retoma discussão sobre uso de sacolas plásticas
- Nova Marília é tricampeã do desfile das escolas de samba
- Prefeitura de Marília e Convention Bureau lançam novo mapa turístico


