Marília terá curso de especialização em Saúde da Família
terça-feira, 17 de maio de 2011Qualificar médicos, enfermeiros e dentistas que atuam nas equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família). Esta é a proposta do curso de especialização que a cidade Marília vai sediar no interior do Estado, e que está sendo possível graças à parceria entre a Prefeitura e a Unimar (Universidade de Marília).
“Somos a única cidade do interior paulista que se dispôs sediar a parte presencial do curso no interior. Grandes centros como Ribeirão Preto, Campinas e até Bauru não demonstraram interesse em oferecer a especialização”, diz o secretário municipal da Saúde, Júlio Cezar Zorzetto.
Zorzetto afirma que é extremamente importante o município ser a referência no interior para a especialização. “Marília é um importante polo médico, que tem uma ampla rede de ESF – que chega a praticamente metade da cobertura do município –, tem cursos superiores na área da saúde e esta especialização contribui para fortalecer ainda mais a nossa posição neste segmento”, explica o secretário.
“Para que pudéssemos sediar este curso recorremos à Unimar, que prontamente nos atendeu dando toda a infraestrutura necessária para que isso fosse possível, ou seja, no acolhimento destes profissionais e para a realização dos seis encontros presenciais no interior do Estado”, destaca Zorzetto. “Assim, os encontros presenciais que seriam realizados somente na capital serão realizados também aqui, facilitando o deslocamento de 500 profissionais dos municípios da região”, reitera.
O secretário lembra ainda que a Prefeitura e a Unimar realizaram importante parceria recentemente, que garantiu à Marília ser a sede do próximo Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, considerado o maior evento estadual nessa área, e que este ano foi realizado em março, em Santos. Marília disputou a sede da próxima edição do Congresso com São Paulo, e recebeu 98 votos, contra 12 da capital paulista. A Unimar disporá de toda a sua infraestrutura para o evento.
CURSO
A especialização em Saúde da Família, que começará a fase presencial no final do ano, é oferecida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) do Ministério da Saúde.
As vagas da primeira turma foram destinadas à região metropolitana de São Paulo e, nesta segunda turma, estão sendo expandidas 1.300 vagas ao interior do Estado.
O curso será realizado na modalidade à distância, por meio da internet, com seis encontros presenciais para discussões, orientação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realização de avaliações.
Fonte: Prefeitura de Marília


