Marília participa de mutirão estadual
quinta-feira, 25 de novembro de 2010Através da Santa Casa de Misericórdia, a cidade de Marília participa do 2º Mutirão do Coração neste sábado (dia 27). Os pacientes serão avaliados gratuitamente e quem apresentar risco cardíaco será encaminhado para acompanhamento dentro do serviço público de saúde. Não é necesário agendamento prévio. O comparecimento deve acontecer a partir das 9 horas.
O objetivo do mutirão é avaliar o risco que os pacientes atendidos têm de sofrer algum tipo de problema cardíaco nos próximos cinco anos. Para essa avaliação, os pacientes passarão por medição de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial, além de respoderem um questionário sobre seus hábitos de vida.
“Vamos orientar as pessoas que hoje já apresentam risco de desenvolver doença cardíaca e incentivar a prevenção daqueles que ainda não apresentam. As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade da população paulista”, afirmou o gestor estadual da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, através de comunicado da Secretaria de Estado da Saúde à imprensa.
Serão 137 unidades de saúde envolvidas nos municípios participantes. Entre elas a Santa Casa de Misericórdia, em Marília, entre 12 hospitais filantrópicos. A soma pode chegar a 500 mil atendimentos, se houver a adesão esperada. Participam ainda ambulatórios, unidades da rede estadual de saúde e unidades básicas.
Serão triadas as pessoas com idade entre 35 e 74 anos, cujo risco de ocorrência cardiovascular é maior, mas outras faixas etárias também receberão atendimento equivalente, embora sem receberem o resultado de baixo, moderado ou de alto risco porque ele é considerado impreciso pelos especialistas nestas faixas etárias.
Serão orientados a procurar ajuda os pacientes com resultado de moderado ou alto risco. Para participar é preciso comparecer ao serviço parceiro do mutirão. Em Marília a Santa Casa, que fica na avenida Vicente Ferreira, n. 828, portando o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), no sábado. O mutirão será realizado entre 9h e 17 horas.
A ação é realizada pelo Estado em parceria com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo). Mais informações podem ser obtidas através dos sites www.mutiraodocoracao.com.br e www.saude.sp.gov.br.
1º Mutirão
A primeira edição do Mutirão de Avaliação de Risco Cardiovascular revelou que 75% dos participantes possuem pelo menos três fatores de risco e que 33,7% das pessoas têm grande possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, o estudo, feito com base em quase cem mil atendimentos, foi o mais amplo sobre o tema já feito no país até o momento.
Fonte: Jornal da Manhã


