Falta de sangue obriga HC de Marília a adiar cirurgias
segunda-feira, 15 de julho de 2013O Hospital das Clínicas (HC) de Marília (SP) decidiu adiar as cirurgias eletivas, aquelas consideradas como não sendo de urgência por conta da falta de sangue no hemocentro da unidade. A redução nas doações de sangue deixa os hospitais da região em alerta. Só o hemocentro de Marília atende a 99 municípios.
Segundo o hemocentro, os estoques estão críticos nos quatro tipos de sangue, mas o que mais está em falta é o do tipo O positivo, o mais comum. “O tipo O positivo é mais preocupante, pois representa a maioria da população. Deveríamos ter em estoque 150 bolsas, mas temos apenas 90”, diz a assistente social Lucimara Faustino, do hemocentro de Marília.
Com o adiamento das cirurgias eletivas, o Hospital das Clínicas está priorizando os atendimentos de urgência e os pacientes que precisam de transfusões diariamente. A queda nas doações de sangue é previsível nesta época do ano, pois muitos doadores viajam de férias e outros preferem não doar por causa do frio.
Por isso, o hemocentro faz um apelo para que os doadores compareçam ao local para ajudar a equilibrar os estoques. Lucimara lembra ainda que a nova legislação do setor permite que adolescentes de 16 e 17 anos também façam doação. “Para isso, basta o adolescente comparecer acompanhado do responsável legal, ambos com documentos, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado”, explica a assistente social.
O Hemocentro de Marília fica na rua Lourival Freire, 240, no Bairro Fragata.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Marília:
- Internet 3G cresce 34,5 por cento na região de Marília e atinge mais de 1,7 milhão de acessos
- Câmara de Marília abre CPI para investigar serviço de tapa-buracos
- Projeto insere o cultivo da moringa em escola municipal de Marília
- Manutenção de poço aumentará produção com economia de energia em Marília
- Polícia prende jovem suspeito de pertencer a facção em Marília


