Moradores de Marília sofrem com falta de água há uma semana
quinta-feira, 20 de setembro de 2012Os bairros Santa Antonieta e Alto Cafezal em Marília (SP) sofrem com a falta de água há uma semana. Para amenizar o problema o Departamento de Água e Esgoto da cidade (Daem) enviou um caminhão pipa para encher os baldes e vasilhas dos moradores.
Na casa de Adriana Fonseca a louça se acumula na cozinha. No banheiro os moradores usam vasilhas para conseguir tomar banho e mesmo sem o fornecimento adequado a consultora de vendas paga mais de R$ 80 por mês pelo serviço. “É complicado chegar cansada do trabalho e não ter como tomar banho. A Louça que fica suja, roupas para lavar. É complicada a situação. Sinto desespero, dá vontade de sair correndo, sem outra coisa você consegue ficar, mas água não tem como”, conta Adriana.
Muitos cidadãos buscam água em uma fonte potável que fica a quase 3km do bairro. Jonathan Viana, auxiliar administrativo, se revolta com a situação: “É uma pouca vergonha, a gente tem que pegar um monte de galão, sair lá de baixo e vir pegar água aqui andando de carrinho. Já cheguei a fazer seis viagens em um dia porque faz uma semana que não temos água em casa”.
A falta de água atinge também o bairro alto cafezal, zona Oeste da cidade. Aparecida de Souza Melo, auxiliar de serviços gerais, não pôde tomar banho. “Não tem água nem para fazer comida. No sábado, meu marido que está doente não pôde tomar banho e depois tivemos que tomar na casa do meu filho. Marília é grande, e cadê o nosso imposto? O que estão fazendo com nosso dinheiro?”, reclama.
De acordo com o diretor do Daem, Ivan Fiorini, os bairros afetados pela falta de água, são os mais altos da cidade. Além disso, o problema é agravado com o período de seca. “Nós temos um problema de estiagem desde o dia 9 de julho, faz mais de setenta dias que não chove em Marília”. Ele ainda afirmou que as altas temperaturas, o vento e a umidade do ar muito baixa diminuem a quantidade de água captada.
“Esses bairros acabam saindo mais prejudicados por causa de problema na pressão da água, que não consegue chegar até lá. Por isso o Daem leva água com caminhão pipa até o local. Esperamos que chova e pedimos que a população economize água, evite lavar calçadas, carros e piscinas que se esvaziam”, afirma Ivan.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Marília:
- Movimento no aeroporto de Marília cresce 286% entre janeiro e abril
- Justiça de Marília tira impostos para deficiente visual comprar carro
- Fim de CPI não livra prefeito de Marília de investigações
- Poupatempo Marília não funcionará no próximo sábado
- TAM/Pantanal volta a cobrar reformas no aeroporto para ampliar serviço em Marília


