Prefeitura de Marília orienta moradores sobre lixo em sacolas
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011Com objetivo de garantir maior segurança aos funcionários do setor, a Prefeitura Municipal da cidade Marília, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está orientando os moradores sobre os cuidados necessários com lixo doméstico em sacolas de compras e também em recipientes maiores.
A campanha é para incentivar o descarte correto principalmente de materiais cortantes, acondicionando-os em embalagens tipo longa vida, ou em caixa de papelão vedada, ou na falta destes para que pelo menos sejam embrulhados em jornal para que sejam evitados acidentes. Além disso, é importante os moradores não colocarem as sacolas penduradas em grades. Atualmente, cinco funcionários estão afastados de suas atividades devido a acidentes no momento da coleta.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Expedito Capacete, o setor conta atualmente com 130 funcionários, sendo 90 deles diretamente na coleta de lixo, que recebem todo material de segurança para desempenhar essa função, inclusive luvas.
“Mesmo assim, os acidentes ocorrem porque ao fazer a retirada das sacolas os braços são atingidos pelos objetos cortantes colocados nas sacolas sem a mínima precaução, junto com o lixo orgânico. Quando não causam acidentes, as sacolas acabam rasgando quando são retiradas das lixeiras e o material fica espalhado pela rua, provocando mau cheiro”, explicou Capacete
“Pedimos a colaboração dos moradores. O ideal seria colocar os vidros e outros materiais cortantes separadamente do lixo orgânico, em caixas de papelão ou outros recipientes que garantam segurança inclusive para as pessoas que passam pela rua. Quando não for possível, aconselhamos que acondicionem esses cacos de vidro em jornais, evitando com isso que machuquem nossos servidores”, afirmou o secretário.
As sacolas não devem ser colocadas nas grades porque existe o risco de o coletor sofrer um acidente nas farpas ao tentar retirá-las, mesmo porque o trabalho precisa ser feito com rapidez para que o material orgânico não fique por muito tempo nas lixeiras. Atualmente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos recolhe diariamente cerca de 150 toneladas de lixo.
O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) também vai aderir e apoiar a campanha, incluindo mensagem educativa na conta de água. Desta forma, todos serão informados e estarão mais atentos e sensíveis a colaborar para a redução de acidentes dos coletores, assim como manter a cidade mais limpa.
Fonte: Prefeitura de Marília
Mais notícias sobre Marília:
- Bombeiros de Marília promovem curso para prevenção de acidentes
- Ladrão rouba 10 quilos de linguiça em açougue de Marília
- Isenção de IR à aposentados pode beneficiar 9.933 na região de Marília
- Audiência sobre planta genérica é adiada outra vez em Marília
- Bares de Marília registram queda no movimento com lei seca mais rígida


